junho 17, 2009

Antologia do Conto do Amazonas

A Editora Valer tem a satisfação de convidá-lo(a) para o lançamento do livro Antologia do Conto do Amazonas, organizado pelos professores Marcos Frederico Krüger e Tenórios Telles, que acontecerá dia 20 de junho (sábado), às 10h, na Livraria Valer – Rua Ramos Ferreira, 1195 – Centro.

Narrativas de cunho mitológico, folclórico e popular, representativas da história da produção literária regional, integram a presente Antologia do Conto do Amazonas, organizada pelos professores Tenório Telles e Marcos Frederico Krüger. São trinta textos curtos, escritos por escritores de várias épocas e tendências, nativos ou não do Amazonas, antecedidos de resumo biográfico dos antologados. O livro é o segundo volume do projeto concebido pelos organizadores com o objetivo de fixar e divulgar a produção literária do Amazonas. Na mesma linha do primeiro volume, Poesia e Poetas do Amazonas, lançado em 2006, a segunda obra compõe um painel histórico elucidativo da produção literária regional nos últimos dois séculos, reunindo os autores mais destacados que se dedicaram ao conto no Amazonas, com ênfase em seus textos mais expressivos. O livro, além da sua importância histórica e didática, é o mais amplo levantamento sobre o conto no Amazonas, apresentando uma coleção de narrativas míticas, folclóricas e de contos expressivos do imaginário amazônico, com ficcionistas como Arthur Engrácio, Álvaro Maia, Astrid Cabral, Carlos Gomes, Benjamin Sanches, Erasmos Linhares Márcio Souza, Milton Hatoum, Vera do Val, Max Carphentier, entre outros.

O gênero da prosa narrativa, o romance e seus similares mais curtos, novela e conto, por ser aventuroso e fantástico, impõe um predomínio do imaginário sobre o “instrutivo”, da liberdade sobre o compromisso.As narrativas que compõem o livro se definem pela imaginação criativa, pela representação de acontecimentos, personagens e até de sentimentos que não existem, mas que poderiam existir na realidade. Tais narrativas possuem um grande valor estético. As primeiras se apoiam na Mitologia e no Folclore: contos fantásticos nascidos do imaginário indígena e originários da experiência cabocla – recriam costumes, ritos, lendas e tradições, transmitidas oralmente de geração em geração. As demais, populares ou literárias propriamente ditas, introduzem elementos de ordem subjetiva, fundados na emoção e na realidade amazônica. A palavra “antologia” tem origem no grego e significa “coleção de flores”. Por extensão, passou a designar as reuniões de trabalhos literários, seja de poesia ou ficção, expressivos de um período ou de uma literatura. O vocábulo deriva do nome da primeira antologia de que se tem notícia, organizada pelo poeta Meléagro. Este livro, organizado pelos professores Tenório Telles e Marcos Frederico Krüger, faz parte dessa tradição. É uma obra indispensável para os estudiosos da literatura que se produz no Amazonas, ao mesmo tempo em que esboça um painel rico da ficção regional.

OS ORGANIZADORES

Marcos Frederico Krüger
é doutor em Literaturas de Língua Portuguesa pela PUC do Rio de Janeiro. Publicou, dentre outros, o livro Amazônia: Mito e Literatura (2003); Poesia e Poetas do Amazonas (2006), este também em parceria com Tenório Telles. Recebeu em 2006 o Prêmio da Prefeitura Municipal de Manaus (categoria ensaio de literatura), com o livro A sensibilidade dos Punhais, que estuda a presença do mar na poesia do Amazonas. Atualmente é Professor da Universidade do Estado do Amazonas. Integra novamente este ano, junto com outros professores e críticos literários, o júri do Prêmio Portugal Telecom de Literatura Brasileira.

Tenório Telles é licenciado em Letras com habilitação em Língua Portuguesa, pela Universidade Federal do Amazonas, onde também bacharelou-se em Direito. Seu livro de estréia e de produção independente, Primeiros fragmentos, foi publicado em 1988. É como pesquisador incansável e crítico literário que, ao longo dos anos, produziu trabalhos sobre literatura brasileira e regional. Em 1995, é publicado Estudos de literatura brasileira e amazonense (crítica literária) e, no ano de 1996, o livro de ensaios Leituras Críticas. Todo esse aprofundamento na literatura contribuiu para a realização de seu mais antigo projeto: o CD-ROM Amazonas em sua literatura, lançado em 1996, no qual faz um importante estudo sobre os poetas e prosadores do Amazonas. Publicou ainda a peça teatral A derrota do mito. É atualmente vice-presidente da Academia Amazonense de Letras e presidente da Câmara Amazonense do Livro e Leitura.

Evento: Lançamento de livro
Título: Antologia do Conto do Amazonas
Páginas: 362
Organizadores: Marcos Frederico Krüger e Tenórios Telles
Editora: Valer
Preço do livro: R$ 50,00
Data: 20 de junho de 2009
Horário: 10 horas (sábado)
Local: Livraria Valer
Endereço: Rua Ramos Ferreira, 1195 - Centro
Contatos: 3635-1324 (Editora Valer) / Marcos Frederico: 9995-1120
--
http://www.livrariavaler.com.br/
Posted by Picasa

Nenhum comentário: