junho 13, 2009

Mensagem ao companheiro presidente

Rádio Comunitária

Nota do blog: Leia o discurso do presidente Lula ao inaugurar uma escola técnica: "Tem gente reclamando das escolas que estamos construindo pelo país afora!... Cada escola que construírmos hoje, será uma cadeia a menos que teremos de construir no futuro. Quando estirem 960 jovens estudando aqui, serão 960 que ficarão livres da violência, do crime e das drogas." Bravo! O problema é que esse raciocícionio não vale para as rádios e TV comunitárias. Mais de 2000 delas foram fechadas num só ano. Por essa e por outras, sugerimos que o companheiro presidente leia o livro da professora Cláudia Ruas. Ou esta frase da professora Cicilia M. Khroling Peruzzo, no artigo intitulado "Rádio Comunitária, Educomunicação e Desenvolvimento Local": "A importânciada comunicação comunitária enquanto meio facilitador dos direitos e deveres de cidadania é inegável em muitas localidades no Brasil e por onde ela se efetiva na perspectiva de umja comunicação pública. Talvez seja esta a razão pela falta de políticas condizentes para o setor no Brasil, comprovada pela perseguição às rádios comunitárias e por uma legislação que procura mais dificultar do que favorecer a sua ação. Afinal o desenvolvimento social não interessa a todos os setores da sociedade".


RADIODIFUSÃO COMUNITÁRIA - UMA ESTRATÉGIA PARA O DESENVOLVIMENTO LOCAL

Por Observatório da Imprensa/FNDC Notícias 30/09/2004 às 06:15

A publicitária e professora universitária Cláudia Ruas lançou o livro Radiodifusão comunitária como fator de desenvolvimento local, publicado pela editora da Universidade Católica Dom Bosco, de Campo Grande.

FNDC Fórum Nacional Pela Democratização da Comunicação
http://www.fndc.org.br/http://br.groups.yahoo.com/group/fndc-brasil

DIA 29 de setembro de 2004

Radiodifusão Comunitária

Rádios comunitárias e desenvolvimento

28/9/2004

O lançamento do livro foi feito no Congresso Internacional de Comunicação (Intercom), o maior e mais importante evento de comunicação do país. O livro, que é resultado da dissertação de Mestrado de Cláudia Ruas em Desenvolvimento Local, contribui para a área da comunicação em geral, já que existem poucos títulos sobre rádio comunitária no país, especialmente sobre o rádio como meio de comunicação para a educação das comunidades.

O livro fala de um tema inédito: a interface entre comunicação comunitária e desenvolvimento local, com base em pesquisas com rádios comunitárias locais de vários estados brasileiros, além de tratar da questão da cidadania, que pode ser impulsionada pelos veículos de comunicação.

Cláudia Ruas é professora dos cursos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Rádio e TV e desenvolve projetos com os alunos de programas de rádio com foco na utilidade pública e na responsabilidade social.

Informações
Editora UCDB - http://www.ucdb.br/
E-mail da autora: claudia@ucdb.br

FONTE: Observatório da Imprensa

***

Fonte da fonte: CMI Brasil

Posted by Picasa

Nenhum comentário: