junho 17, 2009

Flor da Calçada em Curitiba dia 20 de junho

Flor da Calçada em Curitiba dia 20 de junho
Por Zezta Internacional 16/06/2009 às 19:24

"No dia 23 de outubro de 2008, cerca de 1200 policiais militares, em cumprimento a uma ordem judicial injusta e arbitrária, despejaram cerca de duas mil famílias que desde setembro ocupavam uma enorme área praticamente abandonada na Cidade Industrial de Curitiba. O tamanho da ocupação, a resistência dos moradores e a violência da ação policial fizeram com que o despejo fosse destaque em toda a imprensa nacional, aí incluídos jornais, portais de internet e emissoras de rádio e televisão.

No dia seguinte, cerca de 150 famílias mantiveram-se no local, ocupando a calçada na R. Teodoro Locker, em frente à área de onde foram despejados. Duas semanas depois, o ocupante Celso Sama Eidt - que agora dá nome à comunidade - foi covardemente executado com 15 tiros, por três homens encapuzados, com armas dotadas de silenciador. O crime permanece não esclarecido.

Durante todo esse período, temos sido vítimas não só da violência física e do descaso das autoridades, mas também de toda forma de mentiras e calúnias. Na verdade, os ocupantes da calçada são famílias de trabalhadores, homens, mulheres e crianças que lutam pelo seu direito - garantido pela Constituição Federal - à moradia e à vida digna, em favor da propriedade que cumpre sua função social - o que também é assegurado pela Constituição. Agora, a Justiça diz que temos até o dia 20 de julho para sair da calçada, sob pena de sermos novamente despejados. Mas, nesse caso, para onde iremos, se já estamos na calçada?

O fato é que o poder público municipal e o estadual, em todos esses meses, nada fizeram para resolver esse grave problema social. Diante disso, só resta às famílias dos ocupantes organizar-se e resistir em nome de seus direitos. Gostaríamos, por fim, de convidar toda a população de Curitiba a visitar a Comunidade Sama Eidt e conferir como temos lutado para, mesmo nesta situação tão difícil, manter um espaço de convívio familiar e vida comunitária.

Nossa luta é justa, nossa resistência é pacífica!

Problema social não se resolve com polícia!

Somos trabalhadores, temos direito à moradia e à vida digna!"

Associação de Moradores da Comunidade Sama Eidt

Programação da Flor da Calçada

Conexões: Fazendinha I II Desocupação Gazeta Carta de repúdio Carta do Sindjor Afastamento dos comandantes Editorial sobre desocupação com extrema violência Vídeos Ocupa continua I II Manifestão e assassinato Audiência sobre Fazendinha

Outros editoriais da rede Flor da Palavra: Flor da Palavra e Rock na Rua (Tefé 2009) O caminhar perguntando do Caracol de Caratateua e os novos ajuris (Belém 2009) Voluntárias alugam "casa base" no Outeiro para o ajuri do Caracol (Belém 2009) Feliz 2009: participe do ajuri do caracol de Outeiro Flor da Digna Raiva (Cidade do México 2008) Flor do direito à moradia (Curitiba 2008) Flor das mulheres indígenas (Tefé 2008) Flor em assentamento do MST (Maringá 2008) Pré-Flor da Palavra Curitiba e Floripa (2008) Flor da Vila Pescoço (Tefé 2008) Flor Casa das Pombas (Brasília 2007) Flor Indígena (Tefé 2007) Flor Punk (Brasília 2006) Flor Anti-Calderón (Marília 2006) Flor dos Movimentos Rurais (Tefé 2006) Flor Sampa (2006) Flor Rizoma de Rádios (Campinas 2006)

Fonte: Midia Independente
Posted by Picasa

Nenhum comentário: