junho 13, 2009

AntiFa Curitiba combate grupos neonazistas

AntiFa Curitiba
Entrevista AntiFa CTBA concedida a ANA (Agência de Notícias Anarquistas)

A Antifa Curitiba surgiu no início deste ano como frente de combate aos grupos neonazistas que vem agindo com violência no Estado do Paraná.

“Lutamos contra o fascismo e todas as formas que assume na sociedade de hoje, como o machismo, a homofobia, o racismo e o neonazismo. Distinguimos ainda que o movimento neonazista não é composto só por skinheads, existem outros apoiadores dessa ideologia. A mais perigosa de todas é a própria sociedade que aceita esse tipo de idéia no seu seio, nós lutamos para abrir os olhos da sociedade e esmagar o fascismo antes que ele esmague a todos", explicam. A seguir uma entrevista que concederam à ANA.

Agência de Notícias Anarquistas - Como surgiu o projeto Antifa Curitiba, em que contexto que ele nasce?
Antifa - A Antifa é um coletivo espelhado em coletivos do mesmo nome disseminados pela Europa (e com princípios similares), que surge de um grupo de pessoas preocupadas com o crescimento da violência e organização neonazista na cidade que resolve fazer oposição a isso, através da contrapropaganda, da denúncia e da ação direta.

ANA - E qual é a dinâmica, princípios do grupo?
Antifa - Nos organizamos em torno de comissões de ação, investigação, grupo de estudos e contrapropaganda. Somos um coletivo e todos têm voz e voto. Levantamos como bandeira o combate à homofobia, o racismo e o neonazismo, através da contrapropaganda, da conscientização da população e da ação direta.

ANA - É um grupo anticapitalista também, certo?
Antifa - É um grupo libertário, bastante diverso. Há nele anarquistas, comunistas, punks, ativistas squatters, do movimento negro e estudantil. Nossa intenção é sempre reunir os mais diversos segmentos da luta libertária contra o fascismo. É claro que, quando combatemos a homofobia, o racismo e os nacionalismos, estamos combatendo preceitos criados pelasociedade de consumo.

ANA - E quais são as prioridades neste momento?
Antifa - Neste momento estamos fortalecendo o coletivo fazendo contato com outros grupos antifas nacionais e internacionais, na busca de solidariedade e de uma frente antifascista conjunta. Também priorizamos estabelecer laços com a comunidade e minorias que sofrem violência racista/homofóbica na cidade e o combate ao crescimento dos grupos neonazistas em Curitiba, através da investigação, denúncia e ação direta.

ANA - Há atos recentes de violência nazi-skin em Curitiba?
Antifa - Os ataques contra punks já fazem parte, infelizmente, do cenário da Capital e continuam acontecendo. Recentemente, quatro travestis foram assassinados em circunstâncias ainda não sabidas, numa mesma semana. Um caso mais recente que chamou a atenção da mídia nacional, onde um grupo de neonazistas executou um dos líderes do próprio bando, competindo pelo poder local. A organização neonazista aqui é grande, conta não só com skinheads e tem contatos com grupos de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Chile e Argentina.

ANA - E vocês já estão indo pra rua denunciar e se manifestar contra tudo isso? Parece que vocês organizaram uma passeata no centro de Curitiba recentemente, não?
Antifa - Já fizemos três passeatas em Curitiba, duas em abril, e uma neste mês de maio, juntamente com o Movimento de Combate à Intolerância, que é um coletivo maior que surgiu dentro da Universidade Federal do Paraná, depois que um estudante foi atacado. Saímos às ruas com um Bloco Negro, com faixas e gritos de ação, e fizemos uma intervenção em frente a uma loja onde trabalham nazis (há suspeita de que se distribua material lá também). Além das passeatas, que tiveram como objetivo cobrar soluções das autoridades (in)competentes por investigar e reprimir estes grupos, fazemos colagem de cartazes e adesivos pelas ruas.

ANA - E vocês já receberam algum tipo de ameaça destes grupos?
Antifa - Recebemos algumas ameaças pelo blog, que resultou em uma denúncia com os IPs dos computadores junto ao Ministério Público e também notamos alguns cartazes "anti-antifas" colados pelo centro da cidade. Mas não nos sentimos intimidados por nenhum tipo de ação, temos convicção de nossa luta e daremos sangue por ela.

ANA - Querem acrescentar mais alguma coisa?
Antifa - Estamos buscando cooperação e parcerias com Antifas de outros lugares do país e do mundo, para unificar a luta e torná-la mais forte. Atualmente estamos trabalhando na confecção de uma revista e na consolidação de um calendário de lutas. Por favor, entrem em contato! Pessoas interessadas em se agregar a Antifa Curitiba, basta entrar em contato conosco, lembrando sempre que devem estar de acordo com nossa carta de princípios. Não somos um grupo de homicidas e não toleramos nacionalistas, bairristas e apaixonados por brigar em estádios, nossa luta é por uma transformação social, não para arranjar brigas em bares. Acreditamos que para esta luta, mais importante do que se juntar a algum grupo antifa, é observar como repetimos atitudes de intolerância e preconceito em nosso cotidiano e passarmos a lutar por uma mudança individual. A mudança coletiva vem daí.

Mais infos: http://www.antifacwb.wordpress.com/
agência de notícias anarquistas-ana
Posted by Picasa

Nenhum comentário: