junho 13, 2009

Projeto de recuperação do Igarapé da Vovó recebeu certificação do IBAMA

Prezad@s

Nosso projeto de recuperação do Igarapé da Vovó recebeu certificação do IBAMA, na categoria de projetos relevantes para a instituição. Localizada no Distrito Industrial em Manaus - AM é um projeto de várias interfaces, com uma das áreas onde ainda é avistado o primata“SAUIM DE COLEIRA”, elevado a categoria de símbolo da cidade de Manaus. Animal endêmico do municí­pio, e que já se encontra na lista dos animais ameaçados de extinção (CITES), tem no projeto a oportunidade de uma maior visibilidade e maior proteção da espécie.

Trata-se de um projeto que pretende criar uma rede de coleta de esgoto, de 20 instituições, construção da estação de tratamento de esgoto, trilha de educação ambiental para visitação de fragmento típico do Bioma Amazônico, instalação do Centro de Triagem de AnimaisSilvestres, mini zoológico e interconexão da área verde do Igarapé da Vovó, com outras áreas verdes da Aeronáutica, da SUFRAMA, da Petrobras e da Vila Militar, formando um Corretor Ecológico Urbano, com cerca de 140 ha. em plena área urbana da cidade de Manaus, com ointuito de aumentar a área de perambulação da fauna local, e a devida proteção da flora e arborização da cidade, em tamanho significativo, tornando a cidade mais engajada em logradouros ambientais, pois se prepara para ser uma sub-sede da Copa do Mundo de Futebol em 2014, e que deve ter gestão da Prefeitura Municipal de Manaus e apoio da VaraEspecializada em Meio Ambiente e Questões Agrárias do Ministério Público Estadual.

Vale acrescentar que com o projeto pretendemos dar uma revitalizada urbanística na região, que foi construída na década de 60, e precisa e deve ser modernizada, a fim de que esse lugar receba um atrativo turístico capaz de dar dinamismo a essa área.

Outra idéia é montar, se possí­vel, em alguma área que ainda estiver disponí­vel, um banco de germoplasma, anexo ou no entorno da área, que possa servir à população de Manaus, arborizar mais a cidade.

REINALDO CESAR SANTOS ZUARDI

Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade de Manaus (AM) - ICMBio
Centro de Gestão e Pesquisa da Biodiversidade Aquática e dos RecursosPesqueiros Continentais da Amazônia - CEPAM

reinaldo.zuardi@icmbio.gov.br

T: 0055-0xx92-3613-6246 / 6754 / 3083 Fax: 92-32375616

rcszua@yahoo.com.br

skype: recursoshumanoscepam
Posted by Picasa

Nenhum comentário: