PICICA - Blog do Rogelio Casado - "Uma palavra pode ter seu sentido e seu contrário, a língua não cessa de decidir de outra forma" (Charles Melman) PICICA - meninote, fedelho (Ceará). Coisa insignificante. Pessoa muito baixa; aquele que mete o bedelho onde não deve (Norte). Azar (dicionário do matuto). Alto lá! Para este blogueiro, na esteira de Melman, o piciqueiro é também aquele que usa o discurso como forma de resistência da vida.
janeiro 24, 2010
Somos todos Regina Melo na Marquês de Sapucaí
Nota do blog: Pausa para o samba, que ninguém é de ferro! Essa postagem é em homenagem à minha considerada Regina Melo, que em outra re-encardenação foi uma Ykamiaba. O Enredo da Escola de Samba Acadêmicos da Rocinha de 2010 é baseado no livro de sua autoria: Ykamiabas - Filhas da Lua, Mulheres da Terra. Esse ano, sou Acadêmicos da Rocinha. Salve Regina Melo, mãe de todas as Ykamiabas!
Acadêmicos da Rocinha ensaia na Marquês de Sapucaí
A Acadêmicos da Rocinha realizará o seu ensaio técnico na Marquês de Sapucaí, neste domingo (24/01), às 19h. O carnavalesco Fábio Ricardo conta com a força e a garra da comunidade da Rocinha para a agremiação brilhar na Apoteose. Sairão 12 ônibus da quadra da escola em São Conrado rumo à Avenida, às 15h30min. A concentração da Acadêmicos da Rocinha será às 17h, no Balança, mas não Cai.
O carnavalesco Fábio Ricardo convida os moradores da comunidade da Rocinha e componentes da escola a comparecer e prestigiar o ensaio técnico neste domingo.
“Conto com a garra e a força da Rocinha para fazermos um belo desfile. É muito importante a presença dos componentes neste ensaio técnico”, convocou o talentoso carnavalesco.
“Os ensaios na Apoteose são fundamentais para termos dimensão melhor da contagem do tempo e principalmente para a direção e harmonia terem a noção exata da organização do desfile”, explicou Fabinho.
Inspirado no livro de Regina Melo: Ykamiabas - Filhas da Lua, Mulheres da Terra, a Acadêmicos da Rocinha levará à Apoteose uma homenagem às mulheres guerreiras da Amazônia. Numa noite de lua cheia, a Borboleta da Rocinha parte rumo ao “mundo das Ykamiabas”. Em um vôo sobre as águas cristalinas do Rio Amazonas, encontra o portal de entrada do fascinante reino das pedras verdes e nos apresenta em forma de samba-enredo, fantasias e alegorias uma história de coragem, luta, esperança e fé.
A escola verde, azul e branco reconstitui no carnaval 2010 o percurso místico das mulheres guerreiras Ykamiabas. O desfile foi desenvolvido em cinco setores: Aurora de uma Nação, Formação do Reino das Ykamiabas, Filhas da Lua, Amazonas de Orellana e Ordem das Ykamiabas. E serão esses segredos, lendas, costumes, rituais, mistérios e lutas, que o carnavalesco Fábio Ricardo mostrará na Passarela do Samba em busca da tão sonhada vaga no Grupo Especial.
G.R.E.S. Acadêmicos da Rocinha
Fundação: 30/03/1988
Cores: Verde, azul e branco
Enredo: “Ykamiabas”
Presidente: Maurício Mattos
Vice-Presidente – Déo Pessoa
Carnavalesco: Fábio Ricardo
Intérprete: Leléu
Diretor Geral de Harmonia: Jorge Mariano
Mestre de Bateria: Mestre Maurão
Madrinha de Bateria: Fábia Borges
Ensaios Técnicos de 24 de janeiro (domingo)
Av. Marquês de Sapucaí – Cidade Nova
Classificação: Livre
Entrada: Grátis
Tel: 2536-9000
Horários:
19h- Acadêmicos da Rocinha
A seguir: Mangueira
A seguir: Unidos da Tijuca
***
Aurora de uma nação
O vento soprou
Eram miracemas
Trazendo os filhos do sol
E as grandes guerreiras
A luz do poema
Na formação do reino das ykamiabas
Muiraquitã, o amuleto do poder
A pedra verde que fez da morubixaba
Mulher pra governar e se temer
Cadê a flauta encantada
Que o homem roubou para si
Deixando as Ykamiabas
Fora da festa do Jurupari
Mulheres de luta, as filhas da guerra
Em noite de Lua, evocam a terra (bis)
A deusa senhora de todo lugar
Do ventre a diva depois de enamorar
Veio da Espanha a ambição
Rasgando o mar, buscando riquezas
Não conheciam as filhas do chão
As protetoras da mãe natureza
Amazonas, na expressão da liberdade
É festa, é dança, é canto de fé
O sonho de felicidade
Na Rocinha, o exemplo de mulher
A coragem, a ternura e a magia
A sedução da natureza (bis)
Quanta beleza
No raiar de um novo dia
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário