janeiro 31, 2010

Veja que mentira!


A Revista Veja a tempos vem ultrapassando os limites do péssimo jornalismo. Considerada, como bem coloca o notório jornalista Paulo Henrique Amorim em seu blog (http://www.paulohenriqueamorim.com.br/), como uma das componentes do PIG (Partido da Imprensa Golpista*), a revista vem radicalizando num posicionamento a extrema direita, classista, considerando-a como a "cloaca máxima" do partido. Até aí nenhum problema - mais ou menos - pois liberdade de pensamento e ideologia é um direito até das Revistas e Jornais - nos editoriais, pois no conteúdo tem que demosntrar a prática tradicional de ouvir os lados e da ética! -, mas a Veja vem implodindo tudo o que pensamos sobre jornalismo e comunicação ética, com manipulações grotescas de imagens, entrevistas, textos, para fonecer ao leitor sua visão de mundo e sua versão extremamente distorcida dos fatos, promovendo uma verdadeira desinformação estratégica - indo ao extremo da máxima de que no jornalismo não existe fato mas sim versões -, utilizando-se, muitas vezes de um discurso de baixo nível em suas matéias, artigos e colunas - vejam o tal do Mainardi - para detratar seus inimigos públicos e privados, ainda mais se for de esquerda e não do PSDB/DEM. Ataques mentirosos ao MST, a esquerda, a quem for a favor do meio ambiente e contra transgênicos, a os contra as privatizações e a destruição do setor público, aos a favor da conservação da Amazônia e de seus povos -
para Veja, pasmem, índios e ambientalistas são inimigos da Amazônia e do Brasil - , e na defesa incondicional do empresariado que se envolve em corrupção - vejam o caso Daniel Dantas. A Veja exprime um pensamento da elite mais tosca deste país!

Obviamente que ataques grotescos chamam a atenção e no seio dos movimentos e do setor jornalístico, reações...

O mais poderoso sem dúvida nenhuma é o do jornalista, comentarista econômico, também notório Luis Nassif, que eu seu blog (http://luis.nassif.googlepages.com/)(http://luis.nassif.googlepages.com/relacoesincestuosas disponibilizou uma serie de textos chamado "Dossie Veja". O mesmo, sendo entrevistado por Caros Amigos, mostra as estratégias obscuras da revista e como a mesma vem detratando sua imagem (http://carosamigos.terra.com.br/index_site.php?pag=dointernauta&id=85)

A campanha "Veja que mentira" também vem colocando respostas e informações dos movimento sociais, http://www.consciencia.net/midia/revistaveja.html. E já foi analisada em
teses de mestrado (http://iabasse.blogspot.com/2007/03/dissertao-de-mestrado-analisa-como.html)


Até atores como Wagner Moura percebeu o estrategema tosco
(http://opensadordaaldeia.blogspot.com/2009/06/wagner-moura-nao-falo-com-revista-veja_22.html)

Enfim, pensem duas vezes antes de assinarem a revista veja ou de manter a sua assinatura. Prestem atenção no seu conteúdo e tentem acessar outra fontes só para ver distintas visões (hoje tem muitas agências de notícia mais independente na net e também impressa).


E se forem convencidos, avisem ao seu dentista ou médico para não colocarem mais nas salas de espera, pois a leitura da mesma pode produzir sociopatias graves! Uma questão de higiene mental!

Nota do blog: Texto que circula na net - contribuição da Rádio Xibé.

Nenhum comentário: