janeiro 31, 2010

Luta antimanicomial no sertão


Nota do blog: O psicólogo Marcus Vinicius, ex-Vice Presidente do Conselho Federal de Psicologia (que você vê no vídeo acima, e que tem um texto sobre tratamento de psicóticos reproduzido na coluna à direita), é considerado o terror dos empresários da psiquiatria conservadora brasileira. Processado, vem sendo absolvido em todas as instâncias. Por essa e por outras, o meu considerado Marcus Vinicius mora no coração da militância antimanicomial brasileira. Grande Marcus Vinicius! Espero poder vê-lo na IV Conferência Nacional de Saúde Mental, a ser realizada em junho de 2010. Hasta la victoria, siempre!

NUMANS - Núcleo de Mobilização Antimanicomial do Sertão

CARTA DE APRESENTAÇÃO / INTENÇÕES AOS GESTORES DO SUS

Senhor(a) Gestor(a),

No Vale do São Francisco vem se anunciando, progressivamente, uma preocupação com o debate em torno da consolidação da reforma psiquiátrica na região e dos seus desdobramentos nas esferas da gestão, do cuidado e da formação do profissional de saúde. Articulando inicialmente os municípios de Juazeiro-BA e Petrolina-PE, em função da proximidade geográfica, tal preocupação vem se materializando em ações que buscam integrar os diversos atores envolvidos nesse campo de intervenção, buscando produzir impactos efetivos nas realidades dos sujeitos que apresentam sofrimento psíquico nessas cidades e municípios circunvizinhos.

Foi nessa perspectiva que aconteceu em maio de 2009 o I Fórum de Mobilização Antimanicomial: Loucura em Movimento, a partir de ação integrada da Universidade Federal do Vale do São Francisco e Secretarias Municipais de Juazeiro-BA e Petrolina-PE. Ali se inaugurava um movimento de articulação inédito entre os dois municípios e instituição formadora, gerando-se entre os participantes (estudantes, usuários, profissionais da rede de saúde, gestores, professores) o compromisso de criar um núcleo permanente de discussão sobre a luta antimanicomial e reforma psiquiátrica na região.

Em outubro de 2009 aconteceu a primeira roda de conversa que possibilitou a criação do Núcleo de Mobilização Antimanicomial do Sertão – NUMANS, que vem agregando pessoas interessadas na temática a partir de encontros periódicos e se afirmando como um movimento social em prol da reforma psiquiátrica na região do SubMédio São Francisco. Atualmente o NUMANS conta com representantes da UNIVASF, da UNEB, do Conselho Regional de Psicologia-02 (Sub-Sede Petrolina), trabalhadores dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) de Juazeiro e Petrolina e da rede de saúde, estudantes e usuários dos serviços de saúde mental.

No momento, estamos planejando o II Fórum de Mobilização Antimanicomial, previsto para os dias 07 e 08 de maio de 2010, que terá por finalidade provocar a comunidade em geral, destacando usuários da rede de saúde, familiares, profissionais, gestores, professores e alunos a refletir e contribuir para o fortalecimento de um processo de Reforma Psiquiátrica, de caráter ANTIMANICOMIAL, na região!

Este ano, o clima preparatório para a IV Conferência Nacional de Saúde Mental nos dá especial oportunidade de aprofundar, amadurecer, democratizar e politizar o debate em torno desta luta. A nossa proposta é conjugar o II Fórum de Mobilização Antimanicomial com uma Conferência Loco-regional de Saúde Mental no Vale do São Francisco, agregando municípios circunvizinhos dos estados da Bahia e de Pernambuco, garantindo a todos os atores locais a oportunidade histórica de expressar democraticamente suas percepções, necessidades e teses sobre esse campo, participando
decisivamente com a produção de diretrizes e propostas para a efetivação da política de saúde mental, considerando as especificidades locais.

Colocamo-nos disponíveis para os diálogos sobre esta proposta.

Cordialmente,

NUMANS

(Representantes: Barbara Cabral – 87-88373829 / Renata Guerda – 74-88180805 / Alice Chaves – 87-88460229)

Nenhum comentário: