janeiro 14, 2010

A IV Conferência Nacional de Saúde Mental está na rua

Luta Antimanicomial no Amazonas
Foto: Marquinhos - Manaus-Amazonas-Brasil, 2003

Nota do blog: No Amazonas o movimento por uma sociedade sem manicômios, liderado pela Associação Chico Inácio (núcleo da Rede Nacional Internúcleos da Luta Antimanicomial) em parceria com a Coordenação Estadual de Saúde Mental, entre 2003-2007, ocupou por várias vezes os espaços públicos para chamar atenção da opiñião pública para a urgente mudança do modelo de atenção em saúde do Amazonas, um dos estados em que a Reforma Psiquiátrica não ata, nem desata (em Manaus, temos apenas dois CAPS - Centro de Atenção Psicossocial: um implantado pelo Estado em 2006, e outro inaugurado neste ano de 2009 pelo município, o qual, segundo informações não confirmadas, está operando sem contar com um médico na equipe; estranho, muito estranho!). Com isso, resgatava-se uma tradição de manifestação pública do movimento antimanicomial, que alguns militantes, ao se deslocar para o outro lado da mesa, esqueceram em nome do zelo administrativo burocrático. Tanto assim que, na ausência de diálogo, foi preciso realizar a Marcha dos Usuários à Brasília, em defesa de uma Reforma Psiquiátrica Antimanicomial, face a inércia do Ministério da Saúde diante da crescente onda de desqualificação da reforma psiquiátrica, liderada pela Associação Brasileira de Psiquiatria. O presidente Lula entendeu o recado e reconheceu a importância da realização da IV Conferência Nacional de Saúde Mental. Parabéns, companheiros(as). A luta continua!

Militância Unida Jamais Será Vencida - Ufa! Finalmente foi aprovado o calendário e a comissão provisória para a IV Conferência Nacionhal de Saúde Mental pelo Conselho Nacional de Saúde. Atenção para o calendário:

Até março: etapas municipais.
Até maio: etapas estaduais.
Em junho: IV Conferência Nacional de Saúde Mental.

A Rede Nacional Internúcleos da Luta Antimanicomial faz parte da composição da Comissão Provisória; o Movimento Nacional de Luta Antimanicomial, também.

Indicativo da próxima reunião: 26 de janeiro.

Na próxima reunião do Conselho Nacional de Saúde, em fevereiro, será apresentada a comissão definitiva e a proposta de regimento.

A IV CONFERÊNCIA JÁ ESTA NAS RUAS!

VAMOS À LUTA!
Posted by Picasa

Nenhum comentário: