junho 01, 2010

Nicia Nucolo na Quarta Literária

Nicia Zucolo
A Quarta Literária de junho acontecerá dia 2, às 18h30, no Espaço Cultural da Livraria Valer (Av. Ramos Ferreira, 1195, Centro), com a professora Nicia Zucolo, que ministrará a palestra “Narrar para saber-se, em A manta do soldado, de Lídia Jorge.”. A entrada é franca


A Quarta Literária é um encontro mensal entre escritores, professores de literatura, estudantes e leitores, em que são discutidos temas ligado à literatura, às artes e a cultura em geral, firmando-se como um espaço para geração de novos conhecimentos e diálogo intelectual. Após as discussões, há sorteio de livros e é servido o chá poético.
A programação da Quarta Literária de 2010 é especialmente dedicada às mulheres com o ciclo de palestras intitulado Palavra de Mulher. Dentro deste viés, Nicia Zucolo versará em sua palestra sobre o romance A manta do soldado, da escritora Lídia Jorge. Serão tratadas as relações entre memória/imaginação; identidade/linguagem, e a conexão da narradora com a terra.
Lídia Jorge, escritora portuguesa contemporânea, atualmente reside em Lisboa. Não é uma escritora muito conhecida no Brasil e a opção por seu nome para uma Quarta Literária pretende torná-la mais próxima dos leitores manauaras. Seus romances apresentam diversidade temática, mantendo como pano de fundo, problemas do povo português, circunstâncias históricas e mudanças na sociedade, após o “25 de abril”, sutilmente entretecidos às questões inerentes ao ser, deflagradas pelos enredos e personagens bem construídos.

SOBRE LÍDIA JORGE
Nasceu em 18 de junho de 1946, em Boliqueime, Algarve. Seu primeiro romance, “O Dia dos Prodígios”, foi publicado em 1980. A partir daí seguiram-se os romances “O Cais das Merendas” (1982) e “Notícia da Cidade Silvestre” (1984), ambos distinguidos com o Prêmio Literário Cidade de Lisboa. “A Costa dos Murmúrios” (1988), foi recentemente adaptado ao cinema por Margarida Cardoso. Entre outros romances, conta-se “O Vento Assobiando nas Gruas” (2002), que mereceu o Grande Prêmio da Associação Portuguesa de Escritores e o Prêmio Correntes d’Escritas. A autora publicou ainda duas antologias de contos, “Marido e Outros Contos’ (1997) e “O Belo Adormecido” (2003), para além das publicações separadas de “A Instrumentalina” (1992) e “O Conto do Nadador” (1992). A peça de teatro “A Maçon” foi levada à cena no Teatro Nacional Dona Maria II, em 1997. Os romances de Lídia Jorge encontram-se traduzidos em diversas línguas. Em 2006, a autora foi distinguida na Alemanha, com a primeira edição do Albatroz, Prêmio Internacional de Literatura da Fundação Günter Grass, atribuído pelo conjunto da sua obra. “Combateremos a Sombra”, apresentado na Casa Fernando Pessoa, no dia 22 de março de 2010, em Lisboa, é o seu mais recente romance.

SOBRE A PALESTRANTE
Nicia Petreceli Zucolo, radicada no Amazonas desde 1997, é graduada em Letras pela Universidade Federal de Santa Maria (1995), e mestre pelo programa Sociedade e Cultura na Amazônia pela Universidade Federal do Amazonas (2005), com dissertação sobre “O outro e outros contos”, livro de Benjamin Sanches. Atualmente, é professora de Literatura na Ufam. Coordena um grupo de pesquisadores através do projeto Conto Amazonense em Perspectiva, no qual, entre outros livros estudados, encontra-se o de Milton Hatoum.


Evento: Quarta Literária (ciclo Palavra de Mulher)
Palestra: “Narrar para saber-se, em A manta do soldado, de Lídia Jorge.”
Palestrante: Nicia Zucolo
Promoção: Livraria e Editora Valer
Data: 2 de junho de 2010
Horário: 18h30
Local: Espaço Cultural Valer – Av. Ramos Ferreira, 1195 – Centro.
Entrada: Franca
Contatos: Valer – 3635-1324 / Nicia Zucolo9126-2838 / lidia.g.jorge@gmail.com

Nenhum comentário: