julho 13, 2010

Artistas do Amazonas disputam o 40º. Festival Nacional da Canção

Imagem postada em culturaemovimento.blogspot.com


Artistas do Amazonas disputam  o 40º. Festival Nacional da Canção

Os músicos amazonense Armando de Paula, Candinho e Inês e Edimar Castro da Silva (Maestro Dino) irão representar a Amazônia no 40º. Festival Nacional da Canção que será disputado em 6 etapas em 6 cidades do Sul de Minas Gerais (Extrema, Formiga, Varginha, Pouso Alegre, Três Pontas e Boa Esperança) de 30/07 a 06/09.  Cada cidade abrigará uma eliminatória do Festival, sendo que 30 músicas serão apresentadas em cada uma delas, sendo 15 na sexta e 15 no sábado. Apenas seis músicas serão classificadas por cidade e estas irão disputar a semi-final e a final na cidade de Boa Esperança (272 km de Belo Horizonte e 380 km de SP), entre os dias 04 e 06 de setembro. 

Este ano, 3.010 canções foram inscritas e apenas 150 foram classificadas.  Os músicos amazonenses foram os únicos da Região Norte que tiveram suas músicas aprovadas, sendo que Candinho e Inês irão defender 4 canções; Armando de Paula, duas e Dino, uma. 

O Projeto Cultural Uakti, da Associação dos Pesquisadores do INPA (ASPI), incentivou a inscrição dos músicos e propôs à Coordenação do Festival que durante as 6 etapas do festival fossem realizados shows de artistas do Amazonas na programação paralela que acontece todos os anos nas praças dessas cidades, antes do festival propriamente dito. A coordenação do Festival aprovou a idéia e os shows paralelos estão sendo montados. O músico Armando de Paula, que vai disputar o festival e coordenar o show “Amazônia” na programação paralela, já convidou alguns músicos, entre eles, Célio Cruz, Torrinho, Antonio Pereira, Candinho & Inês, Nicolas Jr., Lucinha Cabral. Robertinho Chaves; Família Dino e Neuber Uchoa Ainda estão sendo contactados outros artistas. A idéia é realizar um show diferente em cada cidade, a fim de mostrar a beleza e a diversidade da música amazonense. Também serão expostas obras de artes plásticas e apresentação de recitais poéticos de autores amazonenses.

Maiores informações: 3632-0512 (William) e 9188-9198 (Armando).  

O FENAC 

O Festival Nacional da Canção nasceu em 1971 embalado pelo sucesso dos festivais da TV Record, que revelaram grande parte dos principais compositores e intérpretes brasileiros. Realizado, ininterruptamente, durante 39 anos, consagrou-se como o maior evento do gênero em todo o País. O Troféu Lamartine Babo que é entregue aos vencedores, passou a ser cobiçado por compositores de Norte a Sul do Brasil.

Originalmente com o nome de Festival da Canção de Boa Esperança o evento tornou-se um dos principais palcos para os novos talentos da música brasileira. E, passou a revelar nomes que engrandecem o cenário artístico nacional. Em 2005 o festival tomou nova dimensão e foi realizado em outras cidades mineiras, aumentando o número de vagas para os concorrentes e possibilitando que um público maior pudesse assistir os eventos. Na 39° edição, o festival foi realizado nas cidades de Três Pontas, Varginha, Formiga, Alfenas e Boa Esperança.

O Festival Nacional da Canção é o mais tradicional evento do gênero no Brasil. Ele tem, como principal objetivo, incentivar e divulgar os novos valores da música brasileira sejam eles compositores, intérpretes ou instrumentistas. Milhares de compositores de todos os estados brasileiros se inscrevem anualmente e 150 terão chance de mostrar o seu trabalho nas cidades que sediam o evento, mostrando a boa música que se faz no País.

Além de ser um dos maiores palcos para os novos talentos da música brasileira, o Festival Nacional da Canção é importante veículo de intercâmbio entre músicos e compositores de todo o Brasil. Durante cerca de 40 dias há uma constante troca de informações sobre o que há de novo entre os que praticam a boa música feita no País.

Conheça tudo sobre o Festival Nacional da Canção e as músicas classificadas no site http://www.festivalnacionaldacancao.com.br/index.php?pg=conteudo&id_menu=2

William Gama (ASPI/Projeto Uakti) – 3632-0512, 9134-9786

Nenhum comentário: