julho 19, 2010

Subjetividade e Normalização: Discutindo políticas de identidade e saúde mental na sociedade contemporânea

Subjetividade e Normalização. Um ciclo de filmes e debates

Quatro obras cinematográficas, de países, anos e diretores diferentes, ajudarão a construir debates sobre as experiências dos atores sociais contemporâneos e sobre a interdisciplinariedade na vida humana.

Nos dias 17, 24 e 31 de agosto e 9 de setembro ocorre o “Ciclo de Filmes e Debates – Subjetividade e Normalização: Discutindo políticas de identidade e saúde mental na sociedade contemporânea”. O projeto serve como preparação para o XI Simpósio Internacional IHU: O (des)governo biopolítico da vida humana. Professores, pesquisadores, estudantes e comunidade em geral são esperados para as sessões gratuitas, que iniciarão sempre às 17 horas. Após cada filme, profissionais de diferentes áreas coordenarão os debates.

17 de agosto
Filme: Minha vida cor de rosa (Bélgica)
Debatedora:
Profa. MS. Claúdia Weyne Cruz
Diretor: Alain Berliner
Elenco: Michèle Laroque, Jean-Philippe Écoffey, Hélène Vincent, Georges Du Fresne, Daniel Hanssens, Laurence Bibot, Jean-François Gallotte, Caroline Baehr
Sinopse: Menino retraído decide se vestir apenas como menina, causando um grande furor na pequena cidade onde mora. Sua família vive com a possibilidade de que ele seja gay e tenta superar os transtornos que a situação gera.


24 de agosto
Filme
: Betty Blue (França)
Debatedor: doutora Liliane Seide Froemming
Diretor: Jean-Jacques Beineix
Elenco: Jean-Hughes Anglade , Béatrice Dalle , Gérard Darmon , Consuelo De Havilland , Clémentine Célarié
Sinopse: Betty é radical e espontânea, até um pouca maluca, e Zorg é o homem a quem se inspira para continuar escrevendo.

 
31 de agosto
Filme:
Clube da luta (EUA)
Debatedor: professor doutor José Rogério Lopes
Diretor: David Fincher
Elenco: Edward Norton, Brad Pitt , Helena Borham Carter , Meat Loaf , Jared Leto , Zach Grenier
Sinopse: Jack trabalha como investigador de seguros, mas sua ansiedade o faz conviver com pessoas como a viciada Marla Singer e o estranho Tyler Durden. Misterioso e cheio de ideias, Tyler apresenta para Jack um grupo secreto que se encontra para extravasar suas angústias e tensões através de violentos combates corporais.


9 de setembro
Filme: Blade Runner (EUA)
Debatedor: professor doutor Carlos A. Gadea
Diretor: Ridley Scott
Elenco: Harrison Ford, Sean Young, Edward James Olmos, Daryl Hannah e Rutger Hauer
Sinopse: No futuro, um ex-policial tem de encontrar e eliminar replicantes, que retornam à Terra para cobrar vida mais longa ao seu criador

Fonte: IHU

Um comentário:

Ivana Lima Regis disse...

Boa proposta! Betty Blue e Blade Runner são sensacionais; estão na minha lista de imperdíves!! Só q Passo Fundo é..., digamos, meio fora de mão pra mim (rsrsrs). Fica pra próxima! Gde abraço.