julho 24, 2010

6 Instantes de Solidão

movcoletivo | 8 de junho de 2010
Interpretação: Jacqueline Gimenes
Coreografia: Rodrigo Pederneiras
Violoncelista: Antônio Viola

* * *
6 Instantes de Solidão

Comemorando 5 anos de existência, completados em junho, o Teatro Poeira recebe em seu palco o espetáculo de dança contemporânea 6 Instantes de Solidão, do consagrado coreógrafo Rodrigo Pederneiras. Com a Suíte n° 2 para Violoncelo de Johann Sebastian Bach, Jacqueline Gimenes, ex-bailarina do Grupo Corpo e expoente da dança contemporânea brasileira, interpreta um solo virtuoso assim como a própria criação de Bach, com direção e concepção coreográfica de Pederneiras. A peça conta com a participação do violoncelista Antônio Viola que toca ao vivo a Suíte de Bach. As apresentações no Rio de Janeiro acontecem em curtíssima temporada no Teatro Poeira – somente nos dias 29, 30 e 31 de julho e no dia 1° de agosto –, com a presença do coreógrafo na noite de estréia.

Após a apresentação do dia 29, o coreógrafo Rodrigo Pederneiras, a bailarina Jacqueline Gimenes e o violoncelista Antônio Viola participam de um bate-papo com a platéia sobre o processo de criação. Na semana seguinte as apresentações, Jacqueline Gimenes ministra a oficina “Estudo sobre o repertório do Grupo Corpo”, no Teatro Poeira.


“Quando Jacqueline me propôs criar uma peça solo, logo me vieram à cabeça as 6 Suites para violoncelo de J.S.Bach. A princípio pensei em fazer algo a partir das variantes existentes na 5ª dança. Mais tarde me veio uma lembrança muito forte; a sensação de isolamento tingida com uma certa dose de amargura que sempre me invade, especialmente ao ouvir a Sarabanda da Suite n° 2. Resolvi então trabalhar a partir desta suite tentando trazer à tona esse sentimento de solidão que se manifesta sempre com uma pontada de prazer. Assim nasceu 6 Instantes de Solidão que se tornou muito maior e mais consistente quando se juntou a nós o violoncelista Antônio Viola e ainda Pedro Pederneiras como iluminador, Janaína Castro como figurinista e Ana Paula Cançado como ensaiadora. Quanto à Jacqueline, a Jacque, com quem trabalhei por tantos anos no Grupo Corpo, só posso dizer que é um enorme prazer tê-la outra vez como companheira de trabalho. Criar 6 Instantes de Solidão foi como revolver lembranças há tanto tempo guardadas em algum canto da memória”, afirma Rodrigo Pederneiras.



6 Instantes de Solidão
Teatro Poeira. Rua São João Batista 104, Botafogo. Telefone: 2537-8053
Funcionamento da bilheteria: 3ª a sábado de 15h às 21h e domingo de 15h às 19h
Capacidade de público: 182 lugares
Temporada: 29, 30 e 31 de julho e 1° de agosto
Horários: quinta a sábado às 21h e domingo às 19h
Ingresso: R$20,00
Classificação indicativa: Livre
Duração: 25 minutos 

assessoria de imprensa Ney Motta
arteContemporânea comunicação
21 2539-2873 e 8718-1965
neymotta@terra.com.br

Nenhum comentário: