novembro 13, 2008

Defenda o Congo

Congo - África
Querid@s amig@s,

O povo do Congo está sendo ameaçado por milícias e o exército -- eles precisam
de proteção urgente. A Europa pode ajudar mas os líderes preferem esperar, por
isso participe desta campanha pedindo para eles protegerem a população civil
urgentemente:

Participe Agora

O povo do Congo precisa da nossa ajuda. Nas últimas semanas mais de 200.000 pessoas foram removidas de suas casas, e o nível de assassinatos e estupros estão críticos. Famílias tentam se salvar da brutalidade tanto dos rebeldes quanto do exercito do Congo. A missão da ONU no Congo não pode proteger os civis e enquanto você está recebendo este email, famílias estão fugindo tanto dos rebeldes quanto do exército congloês, sem comida nem abrigo. Esta é uma tragédia humana em proporções inimagináveis.

A África tem um grande papel diplomático, mas só a Europa pode prover uma força de proteção bem equipada, neutra e rápida. Porém, no começo da semana os ministros das relações externas da Europa declararam que é cedo para agir. O engajamento europeu pode deter os grupos armados e pressionar o Congo e países vizinhos para amenizar o desastre humanitário, tornando a paz possível. A crise não será solucionada por meios militares, porém precisamos de proteção imediata para os civis não só para deter a violência como para possibilitar um acordo político em termos justos.

A lição deixada pela Ruanda é intervir antes do desastre, porém os políticos europeus se esqueceram disso. O povo do leste do Congo precisa de nós urgentemente, por isso precisamos pressionar os líderes europeus e globais. Clique no link para participar depois encaminhe este alerta para seus amigos e familiares – nossa mensagem será entregue diretamente para líderes europeus e publicada em jornais da Europa. A situação piora a cada dia que passa. Quanto mais gente participar, melhor poderemos convencer o líderes europeus de que o mundo conta com eles para proteger o povo congolês. Assine a petição:

http://www.avaaz.org/po/global_action_on_congo/

O choque recente entre as milícias do General Nkunda e o exército do Congo é mais um incidente numa longa história de terror e brutalidade sofrida pelo povo congolês pelas mãos dos grupos armados. Mais de 5 milhões de pessoas foram mortas. Este conflito foi chamado de “Guerra Mundial da África” envolvendo a Ruanda, Uganda, Zimbábue, Angola e Namíbia, por causa dos recursos minerais da região.

O exercito do Congo está trabalhando com forças Hutus ligados ao genocídio da Ruanda e em retorno o exercito da Ruanda está apoiando o General Nkunda para pressionar o governo do Congo a entregar as milícias Hutus. Há ainda alegações de que tropas da Angola e do Zimbábue estão a caminho para lutar com o exército do Congo. Cada um tem seu próprio interesse e todos usam o massacre, estupro e terror da população civil como arma. Não há dúvida que a diplomacia africana está falhando, por isso é preciso uma força externa e neutra.

A Missão das Nações Unidas no Congo (MONUC) é manter a paz, porém eles declararam recentemente que não podem proteger a população civil. Segundo fontes confiáveis a MONUC está desesperada por um apoio da Europa para fazer o que eles não são capazes de fazer e restaurar a legitimidade das forças de paz depois de perderem a credibilidade por lutarem ao lado do exército do Congo e serem acusados de apoiarem milícias pró-governo.

A solução em longo prazo é dar legitimidade à comunidade internacional na implementação dos acordos de paz e no confronto à raiz do problema. Porém se em curto prazo a Europa enviar uma força de paz neutra para proteger os civis, os interesses políticos não serão mais definidos por quem é mais brutal e violento, mudando as regras do jogo e possibilitando um acordo político mais justo. Não podemos perder a chance de parar o terror no Congo e para isso nossos representantes Europeus precisam agir. Clique abaixo assinar a petição:

http://www.avaaz.org/po/global_action_on_congo/

Com esperança, Paul, Alice, Pascal, Ricken, Ben, Paula, Brett, Graziela, Iain and Milena – a equipe Avaaz

Leia mais sobre o assunto: Leste do Congo mergulha num caos selvagem:
http://dn.sapo.pt/2008/11/02/internacional/leste_congo_mergulha_caos_selvagem.html

Combates agravam situação humanitária no Congo:
http://www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u465698.shtml

Conflito no Congo pode estar se 'internacionalizando':
http://ultimosegundo.ig.com.br/bbc/2008/11/13/conflito_no_congo_pode_estar_se_internacionalizando_2111975.html

Congo acusa ONU de não impedir mortes de civis:
http://www.bbc.co.uk/portuguese/reporterbbc/story/2008/11/081107_congoinvestiga_mp.shtml

ONU acusa rebeldes e governistas no Congo de crime de guerra:
http://ultimosegundo.ig.com.br/bbc/2008/11/09/onu_acusa_rebeldes_e_governistas_no_congo_de_crime_de_guerra_2104473.html

-------------------------------------------------

SOBRE A AVAAZ
Avaaz.org é uma organização independente sem fins lucrativos que visa garantir a representação dos valores da sociedade civil global na política internacional em questões que vão desde o aquecimento global até a guerra no Iraque e direitos humanos. Avaaz não recebe dinheiro de governos ou empresas e é composta por uma equipe global sediada em Londres, Nova York, Paris, Washington DC, Genebra e Rio de Janeiro. Avaaz significa "voz" em várias línguas européias e asiáticas. Telefone: +1 888 922 8229Por favor adicione avaaz@avaaz.org para sua lista de endereços para garantir que você continue recebendo os nossos alertas. Ou se você prefeir deixar de receber nossos alertasclique aqui

Para entrar em contato com a Avaaz não responda para esse email, escreva para info@avaaz.org, ou envie correspondência para 857 Broadway, 3rd floor, New York, NY 10003 U.S.A. Avaaz.org está presente também em Washington, Londres, Rio de Janeiro e ao redor do mundo.
Posted by Picasa

Nenhum comentário: