novembro 20, 2008

Manifesto contra a carestia

Sem-teto ocupam Extra e Carrefour

Nesta manhã, 19 de novembro, às 9 horas, mais de 500 famílias do MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto) e da APA (Associação Periferia Ativa) ocupam simultaneamente os SUPERMERCADOS EXTRA e CARREFOUR. Ocupam o supermercado Extra da Estrada do Campo Limpo, na divisa com Taboão da Serra e o Carrefour da Giovani Gronchi, ao lado do terminal João Dias.

Ambas ações fazem parte da jornada nacional pela redução do custo dos alimentos, contra a carestia, protagonizada por movimentos sociais durante todo o dia 19. A ação acontece em 7 estados brasileiros, e em diversas cidades. O objetivo é chamar a atenção dos governantes e da sociedade para o aumento da miséria e das dificuldades econômicas que os trabalhadores brasileiros começam a sofrer com a crise econômica. Os movimentos reivindicam, entre outras pautas, políticas estatais para o controle dos preços, restaurantes populares e subsídios para abaixar o custo de vida.

Diversos intelectuais, parlamentares, entidades e dirigentes populares apóiam a jornada nacional. Durante as ações, os movimentos lançam o "manifesto da jornada". O texto na íntegra, assim como os contatos e detalhes das ações em todos estados segue abaixo.
Durante a tarde, às 14 horas, haverá uma coletiva de imprensa na Apoeoesp de Taboão da Serra, rua Geovinia de Carvalho Dao, número 125, Taboão da Serra, ao lado da Delegacia.


Contatos:

Carrefour da Giovani Gronchi:
Guilheme: (11) 78103196
Gabriel: (11) 74664133

Extra no início da Estrada do Campo Limpo
Jota: (11) 92032525

* * *

Manifesto da Jornada de 19 de novembro contra a carestia

A NOSSA FOME NÃO PODE DAR LUCRO!
NÃO PODEMOS PAGAR PELA CRISE!

Hoje, 19 de novembro de 2008, mais uma vez, em luta nos levantamos. São ações simultâneas em 7 estados do Brasil contra o aumento do custo de vida do povo pobre. Desta vez, entramos nos templos-sagrados daqueles que vêem na fome de um irmão o lucro saltando dos bolsos.

No dia de hoje ecoa, em diferentes estados deste rico e imenso país, a voz dos que não têm direito à igualdade racial, ao trabalho digno, ao salário digno, à moradia digna, ao transporte digno, à educação e saúde dignas, nem à alimentação digna, enfim, os que não tem direito à própria dignidade.

Num ato de desobediência civil, aqui ela está: Nossa dignidade. E ela neste momento fala por nós. Fala que não aceitaremos que os ricos fiquem ainda mais ricos com nossa fome. Fala que não aceitaremos que o arroz e o feijão dobrem seu preço enquanto o Estado diz que nada pode fazer, mas ao mesmo tempo injeta bilhões de dólares aos bancos e especuladores. Fala que a terra que deveria produzir o alimento para a sociedade é um mar de cana para fazer rodar os carros em várias partes do mundo. Fala que jogam com nossa fome numa bolsa de valores onde nós somos a única coisa que não vale nada; porque somos gente e não temos preço. Fala que, embora não valhamos nada, é a nossa carne que será usada para pagar a crise financeira mundial. Fala que essa crise – produto de um sistema irracional e injusto – desempregará milhares (ou milhões?) de trabalhadores e lançará outros tantos na mais profunda miséria em todas as partes do mundo e de nosso país.

Mas nossa dignidade não apenas fala, porque nossas vozes são cansadas do sofrimento e da injustiça. Nossas vozes gritam, exigindo aqui, diante de um símbolo do imperialismo, da ganância que eleva o preço da comida e de um sistema que não existe sem crise, fome, violência e injustiça, que seja nosso tudo o que produzimos com nosso suor.

Por tudo isso, exigimos:

- Política estatal de controle e congelamento de preços.
- Manutenção e abertura de novos restaurantes populares públicos.
- Abertura de mercados populares subsidiados pelo estado e administrados por organizações populares.
- Nenhum subsídio ao mercado financeiro. Que o governo subsidie a alimentação, a moradia popular, o transporte público, etc.

ASSINAM ESTE MANIFESTO:

Movimento dos Trabalhadores Sem Teto - Movimento Urbano dos Sem Teto - Movimento Passe Livre (SP) - Movimento dos Conselhos Populares (CE) - Frente Estadual de Luta pela Moradia (MG) - Brigadas Populares (MG) - Movimento das Famílias Sem Teto (PE) -Movimento Quilombo Urbano (MA) - Movimento Terra, Trabalho e Liberdade (PA) - Centro Popular pelo Direito à Cidade (PA) - Movimento Popular Socialista (PA) - Federação das entidades comunitárias de Castanhal (PA) - Associação Afro-religiosa Omo Ode (PA) - Grupo Garra Afro (PA) - Circulo Palmarino - Movimento Sem Teto da Bahia.

AÇÕES DA JORNADA NACIONAL CONTRA A CARESTIA – PELA REDUÇÃO DO CUSTO DE VIDA
19 DE NOVEMBRO DE 2008

- São Paulo:

Ocupação do Carrefour Giovani Gronchi (Zona Sul)
Ação do MTST
Contato: Guilherme – (11) 7810 3196

Ocupação do Extra Taboão da Serra
Ação do MTST
Contato: Jota – (11) 9203 2525

Ocupações de 2 hipermercados em São José dos Campos
Ação do MUST
Contatos: Claudio – (12) 8156 8816 e Marrom – (12) 9176 3539

- Rio de Janeiro:

Manifestação no Ceasa-RJ
Ação do MTST e entidades sindicais
Contato: Emanoel – (21) 9247 4632

- Minas Gerais:

Manifestação no Tribunal de Justiça-MG e em 1 hipermercado de Belo Horizonte.
Ação da Frente Estadual de luta pela Moradia e Brigadas Populares
Contatos: Lacerda – (31) 9708 4830 e Joviano – (31) 8887 3014

- Pernambuco:

Manifestação em Paulista (Região Metropolitana de Recife)
Ação do MFST
Contato: Manoel – (81) 8864 5645 e (81) 8824 3197

- Ceará:

Manifestação no centro de Fortaleza pela abertura de restaurantes populares.
Ação do MCP e outras entidades.
Contato: Sérgio – (85) 9153 3007

- Roraima:

Manifestação no hipermercado DB no centro de Boa Vista
Ação do MTST
Contato: Jamerson – (95) 8117 4965

- Maranhão:

Manifestação em feira livre de São Luiz, no interior das ações da Marcha da Periferia
Ação do Movimento Quilombo Urbano

Contatos: Hertz – (98) 8164 8515 e Reginaldo – (98) 3221 5180

(Fonte: MTST)
Posted by Picasa

Nenhum comentário: