novembro 28, 2008

Exercício para escrever como Santayanna n.1

Serra

Oleo do Diabo

Exercício para escrever como Santayanna n.1

Posted: 27 Nov 2008 02:26 PM PST

Por Miguel do Rosário

Tenho procurado ser elegante. Realizar uma crônica política culta, irônica, e, valendo-me de minha privilegiada posição de blogueiro independente, tornar-me um sereno e temido crítico da imprensa corporativa. Meu ídolo é Mauro Santayanna. Há momentos, porém, em que o sangue ferve e meu natural nervosismo tropical torna difícil manter a fleuma britânica que tenho me imposto. Hoje está sendo assim. A divulgação dos números de emprego e dívida pública para outubro comprovam que a mídia, mais uma vez, jogou contra o país. A taxa de emprego aumentou em todos os setores, em plena crise! A divida pública caiu fortemente, em função da valorização do dólar. O Brasil está crescendo na crise!

Minha irritação aumenta quando eu percebo que os poucos empresários que vem reduzindo investimentos e demitindo, o fazem não por observarem queda em demanda, mas por estarem "menos confiantes". Ou seja, a mídia tem conseguido envenenar a atmosfera nas altas rodas industriais. E ainda quero evitar um outro pensamento, incômodo, insuportável, de que as elites poderiam se mancomunar para forçar uma recessão econômica no país, com vistas à facilitar a ascenção política da oposição.

Ontem, Miriam Leitão e Merval Pereira entrevistaram a mesma fonte: Armínio Fraga, títere tucano, gerente de campanha do Gabeira, ex-presidente do BC numa época em que os juros chegaram a quase 50% ao ano e o Brasil se vergava a crises ocorridas em qualquer ilha do Pacífico. Fraga, assim como outros de sua laia (olha a fleuma indo pro espaço...), não procuram tranquilizar a opinião pública, não procuram apontar caminhos pelos quais o Brasil, assentado em poderosos e quase inesgotáveis recursos naturais, poderá atravessar a crise financeira mundial sentindo apenas a sua "marolinha" batendo-lhe suavemente no rosto. Não, ele quer apavorar. A crise financeira foi agarrada pelo chifre, assim como foi a febre amarela, o cartão corporativo, o dossiê, o escambal, para ser manipulada politicamente.

É um jogo perigoso, todavia. Os donos da mídia, isolados em seus coquetéis, em suas mansões, em suas viagens internacionais, não percebem a mudança profunda já ocorrida na opinião pública brasileira. A internet enfiou uma faca no tórax do porco, e o bicho grita grita e grita. As pesquisas de opinião revelam o desprestígio crescente da imprensa. Ainda existe muita gente, na classe média, pendurada nas opiniões pré-fabricadas da mídia. Mas essas pessoas se vêem cada vez mais perplexas e confusas diante da realidade. A América Latina foi inteiramente colorida de vermelho, restando apenas um país, Colômbia, governado pela direita. E seu presidente Uribe, é acusado pela justiça federal de seu próprio país, de aliar-se ao narcotráfico e ao paramilitarismo.

E agora, causando uma reviravolta geopolítica no continente, um negro de esquerda assume o poder nos Estados Unidos. Um negro que prometeu dialogar com Chávez e romper o bloqueio à Cuba. Um negro que já revelou sua afinidade com o Brasil. Os segmentos mais americanizados da classe média brasileira assistem, confusos, os EUA se abrasileirarem! Os frutos da vitória de Obama ainda reverberarão por muito tempo, até porque encontram agora terreno propício, em nossa América morena e democrática, para germinarem, crescerem e se multiplicarem.

Naturalmente, a política tem seus mistérios, assim como a história, mas é evidente que as chances de José Serra se reduziram com a vitória de Obama. Serra representa a ala mais conservadora do PSDB, mais ligada ao DEM, a segmentos da opinião pública extremamanente reacionários. Serra esteve presente ao lançamento do livro "País dos Petralhas", de Reinaldo Azevedo, ícone maior da extrema-direita nacional, que havia tratado Obama com escárnio e racismo. Azevedo estava entre os que desacreditavam totalmente da possiblidade de vitória de Obama. Como é possível? Os EUA, um país de direita? De brancos? Votar num negro? Um senador democrata com o maior histórico de votações à esquerda do Congresso? Pois é. Obama ganhou e agora a base ideológica que sustenta os sonhos de Serra à presidência recebeu um duro golpe.

Sem contar que a administração Serra tem sido desastrosa. Ele consegue a proeza de, em meio a um crescimento econômico sem igual na história recente brasileira, realizar uma gestão retrógrada e incompetente, em que seus secretários de Estado, em vez de governarem, ficam batendo boca com seus próprios médicos e policiais, em praça pública.

Os professores de SP ganham mal. Os policiais ganham mal. Os médicos ganham mal. Está certo que, a nível federal, ainda existem médicos que ganham mal, mas o governo, ao menos, tem consciência disso e não vai para o jornal procurar humilhar seus próprios funcionários, como fez um secretário de Serra, que debochou do médico Davi de Lacerda, afirmando, em carta enviada ao jornal Folha de SP, que ele havia dito "gabolices sobre sua formação no exterior, do tipo ´venci nos EUA´". Ora, que mesquinhez! Em primeiro lugar, isso é abuso de poder! Um secretário de Estado não pode usar o seu cargo e seu poder para tentar humilhar um médico profissional. Poderia ter respondido ao artigo de maneira protocolar, educada, mas não usando esse tom jocoso, desrespeitoso.

Enfim, chega. Já perdi as estribeiras. Termino com meu lema. Delenda Serra.

Acesse www.oleododiabo.blogspot.com
Posted by Picasa

Nenhum comentário: