novembro 19, 2008

Servidão e burrice nacional

Arte de Jean Baptiste Debret - Família brasileira

Oleo do Diabo

Servidão e burrice nacional

Posted: 18 Nov 2008 03:04 AM PST

Aproveitando toda questão informal e descentralizada que a internet e os blogs proporcionam à informação e opinião, inicio hoje colaboração - que pode ser curta, média ou longa, isso é para depois - no Óleo do Diabo.

Sou paulista, embora minha família toda seja do Rio. Meus pais vieram para São Paulo depois de casados e iniciaram família aqui. Sou estudante de Jornalismo pela PUC e membro da atual gestão do Centro Acadêmico Benevides Paixão, de Jornalismo, Multimeios e Artes do Corpo. Na sexta, vencemos as eleições novamente.

Tenho 21 anos e escrevo um blog desde dezembro de 2006. Antes era no iG, mas o blog saiu do ar sem explicações - vírus, suponho - em maio. Desde junho, estou hospedado no blogspot. Comecei a trabalhar com jornalismo de economia aos 19. Sou estagiário no Valor Econômico.

Algumas coisas são vistas sob perspectivas que, se isoladas do cotidiano, são ridículas. Tem-se um desenho muito claro do homem urbanizado e metropolitano brasileiro - o perfil médio dos que tem acesso aos blogs. Há uma rotina clara, com transporte, trabalho e muita informação, que vem dos jornais, das rádios ou da televisão. Mesmo na internet fica-se refém da mesma visão. Que visão é essa? É aquela do brasileiro forasteiro. Do cara que sonha em morar fora, em sair daqui, que odeia o país e copia tudo de fora. Adora comparações com o mundo "moderno". Claro, em tempos de crise no dono do mundo esse discurso todo vai por água abaixo, mas ainda é dominante nos meios de comunicação.

Mas é preciso alertar, por meio dos blogs, que muitas coisas não são como a verdade absoluta que os meios de comunicação tentam fazer crer. E isso não sou eu quem diz. É só refletir um pouco diante do que se vê todo dia.

Leia mais. Acesse http://www.oleododiabo.com/

Posted by Picasa

Nenhum comentário: