novembro 17, 2008

Chico Preto: duas boas notícias

Pessoas com deficiência agora têm guia prático

A Comissão Estadual de Atenção aos Direitos da Pessoa Idosa, vinculada à Secretaria de Estado de Assistência Social (SEAS), lançou nesta terça-feira (dia 11), a "Cartilha Direitos da Pessoa com Deficiência – Guia Prático", no auditório da Assembléia Legislativa (Aleam). A cartilha traz informações sobre terminologias, legislações, políticas e os serviços oferecidos pelas instituições que trabalham na promoção e defesa dos direitos da Pessoa com Deficiência.

Entre os participantes do evento estavam a Promotora de Justiça da Promotoria Especializada na Proteção e Defesa dos Direitos Constitucionais do Cidadão, Delisa Olívia Vieralves, e o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Ronaldo Brasil, autor e idealizador da cartilha.

O deputado Marco Antônio Chico Preto apoiou a confecção das cartilhas, para que o maior número possível de pessoas tenha acesso ao material. "É hora de rever conceitos, principalmente, que os poderes públicos façam o seu dever de casa. Os prédios públicos precisam passar por adaptações. Vivemos num mundo de simbiose, temos todos muito a ver com essa causa", disse o deputado Chico Preto.

Ele também destacou a necessidade de todas as pessoas serem agentes transformadores. "A idéia é do Ronaldo (Brasil), que fez e sonhou a cartilha, mas me orgulho de ser um instrumento para que essa cartilha possa chegar a um número maior de mãos", disse.


________________XXX________________


Proformar reduziu taxa de repetência, diz Chico Preto

O Programa de Formação e Valorização de Profissionais da Educação (Proformar), do governo do Estado, tornou realidade o que parecia impossível: todos os professores do Estado da rede estadual têm formação superior. A conquista foi lembrada nesta semana, na tribuna da Assembléia Legislativa do Amazonas, pelo deputado Marco Antônio Chico Preto, que também relacionou o Proformar com a queda da taxa de repetência.

“O Amazonas é um Estado que tem 100% dos seus professores do quadro funcional com nível superior, e isso mostra a competência do Proformar. O governo do Estado na área da educação tem um projeto que tem começo, meio e fim”, disse Chico Preto.

A taxa atual de repetência na rede estadual de ensino na capital e no interior está em 12,4%, o que equivale a 57.989 alunos. Chico Preto destacou que esse percentual está abaixo da média nacional, que é de 20% no Ensino Fundamental e de 22% no Ensino Médio, segundo dados do Ministério da Educação (MEC).

A Universidade do Estado do Amazonas (UEA), nesta segunda etapa do Proformar, capacitou 7.221 professores em 61 municípios.
Posted by Picasa

Nenhum comentário: