novembro 30, 2008

Mais uma palhaçada

FHC
Oleo do Diabo

Mais uma palhaçada

Posted: 29 Nov 2008 05:30 AM PST

Na falta de assunto, o Globo decidiu acreditar na ladainha do PSDB e iniciou uma campanha ridícula contra a Caixa Econômica Federal e contra a Petrobrás. Não vai dar em nada, porque o empréstimo da Caixa para a Petrobrás, de R$ 2 bilhões, cumpriu as normas da lei. Mas já criou, pelo menos entre os "inocentes do Leblon", um pequeno escândalo e uma grande indignação contra os "aloprados" e "sindicalistas" que tomaram conta das estatais. O que me impressiona é a ousadia do Globo em criticar a gestão da Petrobrás, empresa que vem ganhando diversos prêmios internacionais de gestão, que já está entre as 10 maiores empresas do mundo, entre as três maiores das Américas, de longe a maior da América do Sul. Na época de FHC, havia sido sucateada, o que gerou o afundamento de uma de nossas maiores plataformas. Prejuízo de bilhões, morte de engenheiros. Isso era boa gestão para o Globo e para Arnaldo Jabor, que na época do acidente escreveu diversos artigos defendendo a "gestão" tucana, tentando provar à sociedade que se tratava de uma "fatalidade". Não foi fatalidade. Foi resultado do sucateamento, da terceirização irresponsável, as mesmas causas do buraco do metrô paulista.

Sobre o empréstimo da Caixa à Petrobrás, essa indignação é hipócrita e os jornais estão desinformando as pessoas, como sempre. Porque é uma operação excelente para a Caixa. Todo banco quer emprestar para a Petrobrás. A Caixa não emprestou para a Petrobrás com juro subsidiado. Como banco ganha dinheiro? Ou melhor, como deveria ganhar? Emprestando dinheiro. A Caixa é um banco. Agiu como banco. Para o Globo e para a oposição, os bancos não devem emprestar. Devem segurar o dinheiro. Se o Itaú-Unibanco emprestasse para a Petrobrás, ninguém reclamaria. É saudável que as estatais se relacionem.

Na verdade, o que a oposição fez, com ajuda da mídia, foi um ataque especulativo, com vistas a causar queda nas cotações da Petrobrás. Feito isto, eles, os golpistas, compram as ações e lucrarão milhões.

O empréstimo da Caixa à Petrobrás será benéfico para ambas as empresas e para o povo brasileiro, porque a Petrobrás irá pagar juros à Caixa Econômica, e os lucros irão para o Estado bancar hospitais e universidades.

Continuo minha campanha contra bancos privados. Não tenha conta em banco privado. Os juros são mais altos e a qualquer momento eles podem quebrar (como quebraram nos EUA e na Europa) e irão cobrar a conta na viúva. Bancos privados são uma excrescência medieval. O capitalismo moderno deve ter apenas banco estatal, cuja gestão pode ser controlada pelas instituições democráticas. O capital é muito importante para ficar em mãos de playboys irresponsáveis. O dinheiro tem que circular. O capital deve ir para as empresas e para os indivíduos e não ficar estacionado em cofres de banco.

Acesse http://www.oleododiabo.blogspot.com/
Posted by Picasa

Nenhum comentário: