novembro 17, 2008

Manaus: começa o Flifloresta

Foto: Rogelio Casado - Parque dos Bilhares - Manaus-Am, Agosto de 2008
Nota do blog: Começa hoje o Festival Literário Internacional da Floresta. Leia abaixo as atividades programadas. Saiba mais; acesse o site www.flifloresta.com.br

Atividadades

1 – Simpósio de Cultura e Natureza na Amazônia
Local: auditório da Universidade do Estado do Amazonas
Data: 17, 18 e 19 de novembro, das 8 às 17h30
Palestras, debates, mesas temáticas, oficinas, lançamento de livros, café da manhã, caminhada ecológica e Carta da Floresta, manifesto dos escritores que será lido diante da Cachoeira da Onça, no município de Presidente Figueiredo (a 100 quilômetros de Manaus).

2 – Simpósio de Leitura e Formação de Leitores
Local: auditório da Universidade do Estado do Amazonas
Data: 20, 21 e 22 de novembro, das 8 às 17h30
Palestras, debates, mesas temáticas, lançamento de livros e oficinas (15 oficinas com 25 vagas cada, com três horas de duração, no último dia do simpósio).

3 – Café literário
Local: Parque dos Bilhares
Data: 19, 20, 21 e 22 de novembro, das 18 às 22h
Mesas temáticas: evento onde escritores comentarão suas obras em interação com o público leitor, respondendo a perguntas dos participantes. As mesas serão compostas, em geral, por um escritor estrangeiro, um escritor nacional e um escritor local. As mesas temáticas acontecerão à noite, sendo que a entrada do público se dará por ingressos que estarão à venda um mês antes do evento. O local dos bate-papos e mesas-redondas será em auditório de lona, climatizado, com capacidade para 450 pessoas sentadas. O auditório será instalado no Parque dos Bilhares. Um telão instalado próximo à tenda reproduzirá, gratuitamente, o evento para quem não conseguir ingressos.

4 – Escritores indígenas
Primeiro encontro de escritores Indígenas do Brasil
Local: Parque dos Bilhares
Data: 22 de novembro, das 14 às 22h
Para esse encontro estão previstos: palestra, mesa temática, mostra literária, lançamento de livros e manifestações artísticasEntrada gratuita

5 – Lançamento de livros e sessão de autógrafos
Haverá lançamento de livros dos escritores convidados em duas ocasiões: individual, após a participação do autor em mesa-redonda ou palestra nos simpósios na UEA; coletiva, diariamente, na programação de lançamento e autógrafos, no Parque dos Bilhares. Uma livraria, feita em estrutura metálica, abrigará as sessões de autógrafos.

6 – Florestinha
Florestinha faz parte da programação do Flifloresta dirigido ao público infanto-juvenil. Também desenvolverá atividades teatrais, musicais, exposições, recitais, vídeos e outras. A Florestinha ocorrerá, diariamente, das 15 às 22h. A entrada é franca.

7 – Site do Flifloresta
Todas as informações e a programação integral do Flifloresta estarão disponíveis no site www.flifloresta.com.br . À disposição dos internautas estarão 400 obras integrais da literatura universal, brasileira e regional, para leitura e download gratuitos.

8 – Ler é uma viagem
O Flifloresta distribuirá, gratuitamente, por meio do projeto Ler é uma viagem, cem mil livros, de quatro escritores amazonenses, com 25 mil exemplares de cada. Incentiva-se, dessa forma, a leitura e o interesse da sociedade pelo livro. O projeto selecionou 50 linhas de ônibus da cidade e destinará 500 exemplares a cada uma delas por dia. A distribuição – um exemplar a cada um dos quinhentos primeiros passageiros que entrarem nos veículos, a partir das seis horas da manhã – será nos dias 18, 19, 20 e 21 de novembro.

9 – Livros gigantes
Livros estilizados, com 3,5 metros de altura e 2,5 m de altura, ornamentarão o Parque dos Bilhares durante o evento. As peças serão confeccionadas por artistas amazonenses.

10 – Patronos
Pessoas de notável relevância social e/ou cultural e empreendedores, representantes e/ou não de instituição e empreendedores que apoiarão o evento atuarão como conselheiros do Flifloresta. Os nomes dos patronos serão anunciados no dia 11 de novembro, às 10h.

11 – Homenageado
A primeira edição do Flifloresta homenageará a escritora amazonense Violeta Branca, primeira mulher a integrar uma Academia de Letras no Brasil.

12 – Sala de imprensa
Funcionará como ponto de apoio para os jornalistas que cobrirão o evento. O espaço será composto por uma assessoria de imprensa que dará suporte ao trabalho dos profissionais credenciados. O jornalista Wilson Nogueira coordenará a equipe, que estará instalada na avenida Joaquim Nabuco, 1.605 – CEP: 69020-031. Mais informações pelo telefone 3233-2819, Telefax: 3231-1670, com o Sr. Nelson Afonso Castro (secretário do evento) ou pelo e-mail: mailto:nenelsoncastro@flifloresta.com.br.

13 – Programação
A programação está disponível no site www.flifloresta.com.br . A programação definitiva será divulgada no dia 11 de novembro, às 10h.


* * *

Nota do blog: Leia o texto "O incentivo à leitura a partir da Literatura regional a poesia amazonense", de Fabíola Vasconcelos Abess, aluna-bolsista do Programa de Iniciação Científica PROFIC durante o período de junho de 2005 à Julho de 2006, da Universidade Estadual do Amazonas, e Suely Barros Bernardino da Silva, professora da Universidade do Estado do Amazonas, com Mestrado em Sociedade e Cultura da Amazônia na Universidade Federal do Amazonas.
Acesse http://www.revista.uea.edu.br/abore/comunicacao/comunicacao_pesq/Fabiola%20Abess.pdf
Posted by Picasa

Um comentário:

Fabíola Abess disse...

Obrigada pela indicação do texto ´´O incentivo à leitura a partir da literatura regional´´. Desenvolvi este projeto com a Profa Suely Barros quando era acadêmica de Turismo na UEA. Felizmente a literatura Amazonense conseguiu um espaço significativo com o Flifloresta, porém a escola ainda é um ambiente onde a nossa literatura regional é pouco divulgada.