Universidade Autônoma do México
Turismo cultural como fator de inclusão socialAna Rosas Montecón, professora e pesquisadora da Universidade Nacional Autônoma do México, defende o turismo cultural como fator de inclusão social e como contraponto ao turismo de sol e praia, que, preferencialmente, favorece a companhias transnacionais do setor. A internet é, para ela, ferramenta indispensável ao desenvolvimento dos pequenos negócios turísticos. Uma quinta parte do turismo que chega anualmente a Barcelona é feito graças à internet. "É um turismo que não chega a hotéis, mas às casas de pessoas que colocam anúncios na internet. São jovens que abrem as portas de suas casas e passeiam com os turistas mostrando as festas, os locais não acessíveis", explica. Ana Rosas participou, em Manaus, em outubro, do seminário Cultura popular, patrimônio imaterial e cidades, realizado pelo Grupo de Pesquisa Cultura Popular, Identidades e Meio Ambiente na Amazônia, vinculado à Universidade Federal do Amazonas (Ufam). Confira a entrevista: www.textobr.com
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