novembro 18, 2008

Amazônia - Cultura e Natureza (Tenório Telles)

Foto: Rogelio Casado - Tenório Telles - Manaus-Am, 2008
Amazônia – Cultura e Natureza

A Amazônia, além de um dos últimos espaços naturais do planeta, conserva-se como um enigma a ser decifrado. É a grande esfinge do nosso tempo. O Simpósio de Cultura e Natureza na Amazônia foi concebido com o propósito de ser um espaço de reflexão sobre os temas que envolvem a realidade amazônica e seu futuro.

O estudo, o debate e a troca de experiência são os pressupostos necessários para a compreensão da realidade. A Amazônia, pela sua complexidade e importância para o futuro da terra, ocupa o centro das discussões sobre a vida no planeta.

O conhecimento e o diálogo são imprescindíveis na construção de uma nova consciência sobre a problemática amazônica. Essa preocupação está expressa no conteúdo das palestras e mesas temáticas que comporão o Simpósio, em que serão debatidos a formação da Amazônia: o desenvolvimento regional; a cultura; o imaginário e a riqueza simbólica das culturas indígenas; com ênfase nas discussões sobre os projetos de desenvolvimento e suas conseqüências pra o clima e a vida de todos na região e no planeta.

O Simpósio de Cultura e Natureza na Amazônia será um espaço de reflexão e troca de conhecimentos que enriquecerão os participantes, tendo como fundamento o diálogo com pesquisadores e estudiosos da realidade amazônica. Objetiva, com essa iniciativa, despertar a sociedade para os riscos que ameaçam a região. Urge que cada cidadão, que vive na pátria das águas, tenha consciência do que representa viver na Amazônia, do seu papel e responsabilidade nessa causa que tem na defesa das árvores, dos rios, dos pássaros, de todos os seres, inclusive os encantados, a expressão da própria vida.

O chamamento é para todos – que cada um faça a sua parte.

Tenório Telles

Nenhum comentário: