Nem tudo é cartão postal
Imagem postada em brazil-pousadas.com.br
Imagem postada em brazil-pousadas.com.br
CARTA DENÚNCIA
Estamos enviando à Coordenação Nacional de Saúde Mental comunicado sobre a situação agravante que se encontra a Saúde Mental do município de Natal.
Apesar de ter uma política norteada pelas diretrizes do SUS e da Política Nacional de Saúde Mental, não se pode negar que, atualmente, o município de Natal vem enfrentado sérias dificuldades de gerenciamento e de políticas.
Tais dificuldades vêm se configurando como verdadeiros entraves para a consolidação de avanços necessários à efetivação da Rede de Saúde Mental deste município e para a democratização do processo de construção da cidadania de usuários, familiares e trabalhadores de Saúde Mental de Natal. Sobretudo porque os atuais gestores se pautam pela total inobservância de uma política de saúde mental aprovada pelo Conselho Municipal de Saúde e referenciada pelas Conferências de Saúde Mental, além de Audiência Pública na Câmara Municipal realizada em novembro de 2009.
Tal constatação reflete-se na situação retratada no relato abaixo discriminado:
Antes de tudo, peço que meu nome e contato não sejam revelados.
Trabalho em um serviço de saúde do município de Natal (especificamente CAPS infano-juvenil) e quero registrar por meio deste manifesto denúncia em nome dos trabalhadores do referido CAPS e dos trabalhadores de Saúde Mental do município de Natal/RN, referente à CLARA PERSEGUIÇÃO, COAÇÃO, ASSÉDIO MORAL contra servidores públicos que prestam serviços, de forma honrosa, a rede de Saúde Mental desta cidade.
Recentemente, todos os CAPS de Natal e mais o Ambulatório de Saúde Mental reivindicaram junto à Secretaria Municipal de Saúde (SMS) melhores CONDIÇÕES DE TRABALHO (e não condições salariais, quero frisar). Isso foi feito durante reunião ordinária do Conselho Municipal de Saúde (gravada em vídeo c/ áudio), no dia 24/jun/10 (o plenário estava lotado por usuários, familiares e funcionários). Antes desta reunião com o Conselho houve outra, na qual só participaram funcionários dos CAPS’s e Ambulatório, para levantar os principais problemas que estavam (e continuam) inviabilizando o funcionamento de tais serviços de saúde. Essa reunião aconteceu no CAPS AD LESTE, porém os funcionários de lá não quiseram participar (participaram apenas a administradora e uma médica) e questionou-se a ausência da diretora de lá que sabia onde e quando a reunião aconteceria (soube-se depois, que essa diretora registrou que a reunião aconteceu à revelia do serviço).
Ficou então acertado que uma comissão, formada por 1 representante de cada serviço, iria redigir um documento (que chamamos de CARTA DOS SERVIÇOS) explicitando as condições que inviabilizam a prestação de serviços da rede de saúde mental de Natal a contento.
Foi comunicado em cada CAPS que haveria uma reunião geral com todos os usuários de todos os CAPS e Ambulatório, no auditório/teatro do CAPS infanto-juvenil que comportaria o número esperado de pessoas, trabalhadores e usuários da rede. FRISO QUE ESSAS REUNIÕES COM USUÁRIOS FAZEM PARTE DA ROTINA E DA FUNÇÃO DESSES SERVIÇOS. A reunião aconteceu e a próxima foi a relatada no Conselho.
Claramente, após essas reuniões e 1 dia antes da reunião ocorrida no Conselho, A diretora do CAPS infantil foi exonerada juntamente com a coordenadora de saúde mental do município. Nenhum outro CAPS teve cargo comissionado destituído, mas a destituição é incontestável.
O que contesto e denuncio é que a servidora pública, antes diretora do CAPSi, também é Psicóloga do serviço. Serviço este que é o ÚNICO EM NATAL ESPECIALIZADO PARA ATENDER CRIANÇAS E ADOLESCENTES quer em uso abusivo de drogas, quer portadoras de transtorno mental grave. Escrevo para deixar claro aos colegas servidores públicos que estamos sendo submetidos claramente a coação e assédio moral. A saída FORÇADA/OBRIGADA E À REVELIA, de uma psicóloga do caps infanto-juvenil, ESPECIALISTA EM SAÚDE MENTAL (por titulação e por experiência profissional), sanitarista, com reconhecimento no setor público e privado pelo seu trabalho com crianças e adolescentes, vem claramente expor essa situação.
A psicóloga em questão foi OBRIGADA a deixar o ÚNICO SERVIÇO ESPECIALIZADO QUE ATENDE CRIANÇAS E ADOLESCENTES NO MUNICÍPIO DE NATAL e também PROIBIDA de atuar EM QUALQUER OUTRO SERVIÇO DE SAÚDE MENTAL do município, o que deixa um serviço ESPECIALIZADO AINDA MAIS CARENTE DE PROFISSIONAIS QUALIFICADOS e toda a rede de saúde mental mais fragilizada.
Justificativa escrita para tal saída e imposição: NENHUMA, APENAS, ORDENS SUPERIORES. O que temos encarado como uma situação vulgarmente chamada de: "bode espiatório"!
Não obstante, há OUTRAS CATEGORIAS profissionais que estão sendo questionadas quanto a sua presença num serviço tipo CAPS, o que nos leva a crer que outros funcionários podem ser ainda mais brutal e moralmente assediados do que já estamos todos sendo caso queiram dialogar sobre problemas a serem enfrentados no trabalho. O que por sinal, não foi feito pela psicóloga do caps Infantil, não de forma isolada nem sendo ela a pessoa que incitou ou começou a mobilização dos caps, que sabemos que fomos todos nós e não uma única pessoa.
Para que não sejamos os próximos a serem ARBITRARIAMENTE E DITATORIALMENTE FORÇADOS A SAIR DO LOCAL DE TRABALHO E ÁREA DE ATUAÇÃO, peço que repassem para outras pessoas, MAS SEM DIVULGAR O MEU E-MAIL, a sugestão dada é que façamos várias DENÚNCIAS tanto na Promotoria de Saúde, quanto na Procuradoria Geral de Justiça, Promotoria do Patrimônio Público, além do Sindsaúde. Por favor, repassem para os colegas que realmente apóiam a causa e também para os usuários, já que no caso destes últimos, estamos impossibilitados de fazer no CAPSi.
Outrossim, próprio Secretário de Saúde, além de seus subordinados, dizem abertamente que PODER EXECUTIVO é quem DETERMINA os atos administrativos, MAS NÃO ACREDITO QUE ESTES ATOS E ESTE PODER possa passar POR CIMA DA PRESTAÇÃO DE SERVIÇO DE QUALIDADE À POPULAÇÃO E POR CIMA DOS DIREITOS DOS FUNCIONÁRIOS, inclusive coagindo-os.
Vale salientar que os serviços estão sendo abastecidos de materiais que há mais de 1 ano não eram fornecidos apesar de constantemente solicitados tanto da parte dos serviços de saúde mental existentes, quanto da parte da coordenação de saúde mental anterior. (atualmente destituída)
Outros funcionários também estão dispostos a falar. Estamos indignados com o regime de DITADURA que está sendo empregado pela Prefeitura Municipal de Natal. O caso aqui citado é apenas 1 de vários outros que é de conhecimento do SETOR DE RECURSOS HUMANOS da SMS e de outras Secretarias, Além de conhecimento do SINDSAÚDE.
3 comentários:
ESTE É O PROPRIETÁRIO DA SANTA ISABEL,O INFERNO PSIQUIÁTRICO EM CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM, ES. UM ASSASSINO!!! A VERGONHA DA PSIQUAITRIA BRASILEIRA E UMA MANCHA NO ESPÍRITO SANTO.
CURRICULUM VITAE
SEBASTIÃO VENTURY BAPTISTA
Dados Pessoais
Nascido em 14 de Janeiro de 1940, em Atílio Vivacqua – ES.
Casado com Tania Pirama Baptista.
Tem três filhos: Marcello, Fernanda e Renata.
Cursou o ensino fundamental em Atílio Vivacqua e o 2º grau em Muqui e Cachoeiro de Itapemirim. (inclusive o Curso de Técnico em Contabilidade).
Graduou-se em Medicina pela Universidade Federal Fluminense em 1966.
Sócio da Sociedade Brasileira de Pediatria e Associação Medica Brasileira.
Foi médico pediatra junto ao Hospital Infantil e Santa Casa de Misericórdia de Cachoeiro de Itapemirim.
Comparecimento a diversos Congressos Médicos Nacionais, Internacionais e Cursos de Atualização.
Médico Perito e Chefe do Grupamento Médico Pericial do INSS em Cachoeiro de Itapemirim de 1967 a1995.
Sócio fundador em 1967 e Diretor Administrativo da Clinica de Repouso Santa Isabel em Cachoeiro de Itapemirim.
Membro do Conselho Deliberativo da Santa Casa de Misericórdia de Cachoeiro de Itapemirim, 2000-2005 e atualmente 2007-2011.
Presidente desde 1990 do Sindicato dos Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Sul do Estado do Espírito Santo (SINDISUL).
Diretor da Federação Nacional dos Estabelecimentos de Serviços de Saúde (FENAESS).
- Tem conhecimentos (em nível médio) de inglês e informática (Internet, Word e Excel).
- Membro da Loja Maçônica Fraternidade Universal V, de 1973 a 1986, onde exerceu os cargos de Orador e Venerável.
- 2º Tesoureiro da Associação dos Homens de Negócios do Evangelho Pleno – “ADHONEP”, e membro de seu Conselho Consultivo.
Em Rotary :
* Sócio fundador do RC Cachoeiro-Oeste, em 1977.
* Presidente do RC Cachoeiro-Oeste no ano rotário 1980 / 1981.
* Presidente do Clube RC Cachoeiro-Oeste mo ano corrente: 2007-2008
* Exerceu diversas funções no RC Cachoeiro-Oeste, tais como: Secretário, Protocolo, Informação Rotária, Presidente da Comissão de Serviços Internacionais, etc.
* Participou de Conferências Distritais e outros eventos rotários no Distrito 458 e 4410, incluisive as 4 últimas Conferencias.
* Participação no Pets 2007.
* Participação em seminário de DQS, Fundação Rotária e Liderança Rotária (Santa Tereza-ES 2007).
* Participação ativa, como representante do RC Cachoeiro Oeste, na fundação dos RCs. Cachoeiro de Itapemirim-Sul, Vargem Alta e Venda Nova do Imigrante
* Recepção aos componentes do IGE e Hospedagem de integrantes do IGE 2007- Finlândia. ( o Líder e um integrantge).
* Companheiro Paul Harris, grau 2 safiras.
* Doador extraordinário a Fundação Rotária.
* Participação no XXX INSITUTO ROTÁRIO-Belém do Pará- 2007.
* Participação do Seminário de Treinamento da Equipe Distrital – 2008.
* Facilitador do Gats -2008.
* Facilitador da Assembléia Geral e Pets 2008.
* Participação em Equipe Distrital
* Coordenador de Expansão Distrital – 2008-09.
* Governador Indicado 2010-11 (eleição em 18-04-2008).
* Hospedagem de um integrante do IGE 2008-09 – Minneapolis – Minnesota-USA
* Envio da Intercambista de IGE Crintine Aoni em abril 2008 para IGE Minneapolis.
* Presidência 2007-08:
24 novos sócios - de 40 para 57 sócios
07 títulos Paul Harris
25% de rotarianas
I Interclube de Cachoeiro de Itapemirim
Participações em: Menção Presidencial
Medalhase e Condecorações
Cidadão Atílio Vivacquense Ausente
Medalha do Mérito Legislativo outorgada pela Câmara Municipal de Cachoeiro de Itapemirim (2000).
Titulo de Cachoeirense Presente, outorgado pela Câmara Municipal de Cachoeiro de Itapemirim (2001).
Titulo de Cidadão Espírito-Santense, outorgado pela Assembléia Legislativa do Estado do Espírito Santo (2002)
TEM UMA ÚTIMA POSTAGEM NO MEU BLOG QUE QUERIA QUE VC ME AJUDASSE A DIVULGAR
BEIJOS
ZUZU
quinta-feira, 15 de julho de 2010
PORQUE NÃO ACABAM COM A CLINICA PSIQUIÁTRICA SANTA ISABEL?
FEDERAÇAO NACIONAL DOS ESTABELECIMENTOS DE SERVIÇO DE SAÚDE Sebastião Ventury Baptista Conselho Fiscal - Efetivo
Federaçao Brasileiras de Hospitais DIRETORIA:Sebastião Venturi Batista
ROTARY CLUB DO BRASIL : Governador Indicado 2010 - 2011:SEBASTIÃO VENTURI BATISTA
ESTE É O PROPRIETÁRIO DA SANTA ISABEL,O INFERNO PSIQUIÁTRICO EM CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM, ES. UM ASSASSINO!!! A VERGONHA DA PSIQUAITRIA BRASILEIRA E UMA MANCHA NO ESPÍRITO SANTO.
CURRICULUM VITAE
SEBASTIÃO VENTURY BAPTISTA
Dados Pessoais
Nascido em 14 de Janeiro de 1940, em Atílio Vivacqua – ES.
Casado com Tania Pirama Baptista.
Tem três filhos: Marcello, Fernanda e Renata.
Cursou o ensino fundamental em Atílio Vivacqua e o 2º grau em Muqui e Cachoeiro de Itapemirim. (inclusive o Curso de Técnico em Contabilidade).
Graduou-se em Medicina pela Universidade Federal Fluminense em 1966.
Sócio da Sociedade Brasileira de Pediatria e Associação Medica Brasileira.
Foi médico pediatra junto ao Hospital Infantil e Santa Casa de Misericórdia de Cachoeiro de Itapemirim.
Comparecimento a diversos Congressos Médicos Nacionais, Internacionais e Cursos de Atualização.
Médico Perito e Chefe do Grupamento Médico Pericial do INSS em Cachoeiro de Itapemirim de 1967 a1995.
Sócio fundador em 1967 e Diretor Administrativo da Clinica de Repouso Santa Isabel em Cachoeiro de Itapemirim.
Membro do Conselho Deliberativo da Santa Casa de Misericórdia de Cachoeiro de Itapemirim, 2000-2005 e atualmente 2007-2011.
Presidente desde 1990 do Sindicato dos Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Sul do Estado do Espírito Santo (SINDISUL).
Diretor da Federação Nacional dos Estabelecimentos de Serviços de Saúde (FENAESS).
- Tem conhecimentos (em nível médio) de inglês e informática (Internet, Word e Excel).
- Membro da Loja Maçônica Fraternidade Universal V, de 1973 a 1986, onde exerceu os cargos de Orador e Venerável.
- 2º Tesoureiro da Associação dos Homens de Negócios do Evangelho Pleno – “ADHONEP”, e membro de seu Conselho Consultivo.
Em Rotary :
* Sócio fundador do RC Cachoeiro-Oeste, em 1977.
* Presidente do RC Cachoeiro-Oeste no ano rotário 1980 / 1981.
* Presidente do Clube RC Cachoeiro-Oeste mo ano corrente: 2007-2008
* Exerceu diversas funções no RC Cachoeiro-Oeste, tais como: Secretário, Protocolo, Informação Rotária, Presidente da Comissão de Serviços Internacionais, etc.
* Participou de Conferências Distritais e outros eventos rotários no Distrito 458 e 4410, incluisive as 4 últimas Conferencias.
continua no meu blog ME AJUDE A DIVULGAR?
Postar um comentário