agosto 19, 2010

'Donka - uma carta a Tchekhov'


FITBH2010 | 10 de julho de 2010
Teatro Sunil (Suíça)
Gênero: teatro-circo
Direção e dramaturgia: Daniele Finzi Pasça
Música: Maria Bonzanigo
Elenco: Moira Albertalli, Karen Bernal, Helena Bittencourt, Sara Calvanelli, Veronica Melis, David Menes, Beatriz Sayad, Rolando Tarquini
Duração: 110 minutos
Classificação: livre

"Donka - Uma carta para Chekhov" é resultado da parceria entre o grupo suíço Teatro Sunil e o The Chekhov International Theatre Festival de Moscou. Pela primeira vez no Brasil, trata-se de uma poética homenagem ao dramaturgo russo. O espetáculo usa imagens, números de equilibrismo, dança, acrobacias e brincadeiras para invadir a vida de Chekhov, revelando, assim, seus pensamentos, anotações e transformando em corpo e formas seus famosos e enigmáticos silêncios. Ao assistir Donka, o espectador terá a oportunidade de ver objetos suspensos numa trágica fragilidade que vai, aos poucos, desaparecendo.

***
Nota do blog: Alô Sampa e adjacências. A dica é da atriz Julia Barnabé. Só você ainda não viu, vá e se emocione. Tchekcov em clima de circo moderno. Só até amanhã, 20 de agosto, no SESC Pinheiros.

***

Espetáculo de circo e teatro homenageia Tchekhov

Estreia, no SESC Pinheiros, Donka - uma carta a Tchekhov, espetáculo escrito e dirigido pelo suíço-italiano Daniele Finzi Pasca, que utiliza a linguagem do circo-teatro para homenagear os 150 anos do escritor russo Anton Tchekhov.

Usando clowns, músicos e acrobatas, a montagem cria situações e imagens insólitas a partir de fragmentos da vida e da obra do escritor russo, que também era médico e pescador."Tchekhov gostava de pescar, e fazia isso para pensar e refletir tranquilamente. Alguns peixes se pescam nas profundezas, sem utilizar boia, mas fixando uma sineta na extremidade da vara. Donka é o nome de uma destas sinetas, um destes instrumentos com os quais Tchekhov se preparava para a meditação", explica o diretor. 

A produção russa da companhia Teatro de Sunil e do Chekhov International Theatre Festival, co-produzida por Théâtre Vidy-Lausanne e Inlevitas Productions, é apresentada em português no Teatro Paulo Autran, com curta temporada que vai de 14/8 a 20/8. 

A montagem estreou em Moscou no dia 29/01 deste ano, data em que se comemoraram os 150 anos do nascimento de Tchekhov, e chegou ao Brasil para apresentações em Belo Horizonte [Festival Internacional de Teatro] e na capital paulista. 

Como clowns e narradores da história, os integrantes do elenco transitam entre diversos personagens e universos das obras do autor russo. Uma carta a Tchekhov, subtítulo do espetáculo, é uma referência ao fato de que a montagem não fala de Tchekhov, mas fala a Tchekhov. 

"Contamos o encontro do nosso mundo, do mundo da clowneria e do circo, com seu mundo. Buscamos os detalhes, as coincidências, as encruzilhadas entre Tchekhov homem de teatro, médico e pescador. Tentamos ler as margens de seus escritos, suas notas, seus cadernos de anotações, tentamos escutar os sons de seus contos, as coincidências entre seu tempo/espaço e nosso tempo/espaço", define Pasca.

O elenco de Donka conta com a participação de duas atrizes brasileiras, Helena Bittencourt, que trabalhou com Daniele Finzi Pasca no Cirque du Soleil e hoje vive na Espanha, e Beatriz Sayad, atriz que integrou o Teatro do Sunil de 1991 a 1999, atuando no espetáculo 1337 - Déjeneur sur l'herbe.



Cena do espetáculo Donka - uma carta a Tchekhov


Saiba mais:
ficha técnica
Tchekhov

o diretor
site do espetáculo

Fonte: Portal SESCSP

Nenhum comentário: