agosto 25, 2010

Últimas Notícias - Grupo Tortura Nunca Mais-RJ

Grupo Tortura Nunca Mais-RJ

ÚLTIMAS NOTÍCIAS




Campanha de Cartas pela Federalização -
No próximo dia 25 de agosto, quarta-feira, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) julgará o pedido de FEDERALIZAÇÃO do assassinato do advogado MANOEL MATTOS e de cerca de 200 outros casos envolvendo GRUPOS DE EXTERMÍNIO que atuam na fronteira entre Pernambuco e Paraíba.

(leia mais...)



O caso do cinco cubanos presos nos EUA
Há, nos EUA, cinco cubanos - Rene González, Ramón Labañino, Gerardo Hernández, Fernando González e Antonio Guerrero - que estão na prisão há mais de doze anos, pelo fato de terem se infiltrado nos grupos terroristas de Miami, com a finalidade de evitarem atos terroristas que esses grupos organizavam. Desnecessário dizer que a ação deles era clandestina.
Conseguiram evitar alguns atentados, avisando Cuba em tempo. Entretanto, eles foram descobertos e condenados a longuíssimas penas, estando em péssima situação.
De fato, eles estão na prisão por combaterem o terrorismo!!!!

(leia mais...)



Carta resposta ao informe sobre o preso Gerardo Hernandes Nordelo
O Grupo Tortura Nunca Mais do Rio de Janeiro vem a público protestar contra o tratamento cruel e desumano que os EUA impõem ao preso Gerardo Hernandes Nordelo, um dos cinco presos cubanos que há mais de 12 anos estão encarcerados sem direito a ver seus familiares. Gerardo está em cela de 2 por 1 metro, sem janela, exposto a todo tipo de sofrimento e humilhação.
Que Gerardo seja devolvido ao espaço dos outros presos!
Que ele receba a atenção médica de que necessita!
Que se lhe permita a visita de sua esposa Adriana Perez!
Que se respeite o seu direito de preparar o recurso para apelação!

(leia mais...)



Inquérito que apura ocultação de cadáver deve prosseguir
O juiz federal Ali Mazloum, da 7ª Vara Federal Criminal em São Paulo, rejeitou o pedido do Ministério Público Federal (MPF) para arquivar o inquérito que apura crime de ocultação de cadáver praticado contra Flávio Carvalho Molina, militante de esquerda preso em 1971 por agentes do DOI/CODI-SP.

(leia mais...)



Jornal do GTNM/RJ
O nosso jornal virtual referente ao Dia Internacional de Luta Contra a Tortura já está on line desde 30/06.



O Brasil e seu passado diante da Corte Interamericana: A Jurisprudência do Tribunal Não deve Mudar
ANISTIA INTERNACIONAL: DECLARAÇÃO PÚBLICA
Nos dias 20 e 21 de maio, em São José da Costa Rica, a Corte Interamericana de Direitos Humanos realizará uma audiência pública sobre o caso "Guerrilha do Araguaia" (Caso No. 11.552, Júlia Gomes Lund e outros v. Brasil). Nesta ocasião, a Corte ouvirá os representantes das vítimas, as testemunhas e os peritos, assim como os representantes do Estado brasileiro, no que diz respeito às detenções arbitrárias, às torturas e aos desaparecimentos forçados de várias dezenas de pessoas praticados pelas Forças Armadas do Brasil naquela região do país durante a década de 1970.

(leia mais...)



Caso Guerrilha do Araguaia x Brasil
Resumo cronológico no processo no Sistema Interamericano de Direitos Humanos

A Corte Interamericana de Direitos Humanos se reúne em São José da Costa Rica, nos dias 20 e 21 de maio próximo, para julgar o Estado brasileiro pelo desaparecimento forçado de 70 pessoas, pela impunidade dos crimes e pelo não esclarecimento da verdade sobre os fatos ocorridos na Guerrilha do Araguaia durante a ditadura militar no Brasil (1964-1985)

(leia mais...)



A quem interessa manter o esquecimento?
No dia 15 de janeiro último, no Centro Cultural da Caixa Econômica Federal, no centro do Rio de Janeiro, foi realizado um ato em homenagem ao militante político, Carlos Marighella, além de outros brasileiros que morreram resistindo à ditadura civil-militar.
Quase ao final da primeira parte do evento o coordenador da mesa, Carlos Fayal, foi informado pela gerência do Centro Cultural de que através de um telefonema anônimo uma bomba teria sido colocada no prédio.

(leia mais...)



Mais uma Campanha Parcerias Solidárias ao Grupo Tortura Nunca Mais/RJ
Como é de seu conhecimento o Grupo Tortura Nunca Mais/RJ, movimento suprapartidário criado em 1985, tem assumido nesses 24 anos de existência um claro compromisso na luta pelos direitos humanos. Vem lutando, portanto, pelo esclarecimento das circunstâncias de morte e desaparecimento de militantes políticos durante o período da ditadura militar

(leia mais...)



Mais um Capítulo na Produção do Esquecimento
O GTNM/RJ divulgou uma nota de repúdio contra a Portaria nº567, designando um Grupo de Trabalho com a finalidade de coordenar "as atividades necessárias para a localização , recolhimento e identificação dos corpos dos guerrilheiros e militares mortos no episódio conhecido como Guerrilha do Araguaia"

(leia mais...)



Condenação do GTNM/RJ: Dificuldades na Comprovação dos Crimes de Tortura
O Grupo Tortura Nunca Mais/RJ foi condenado a reparar, a título de danos morais, os policiais federais Roberto Jaureguiber Prel Júnior, Luiz Oswaldo Vargas de Aguiar, Luiz Amado Machado e Anísio Pereira dos Santos. O processo encontra-se em fase de execução de sentença.
A condenação decorre de texto contido no site do GTNM/RJ, no qual a entidade buscou repercutir a denúncia feita por Carlos Abel Dutra Garcia, preso em 20 de agosto de 1996, em flagrante abuso de autoridade dos policiais federais, que o conduziram para a Superintendência da Polícia Federal no Rio de Janeiro e, posteriormente, o agrediram.
O Judiciário entendeu que o GTNM/RJ teria extrapolado no relato dos fatos, acusando os policiais federais da prática de tortura sem que estes tenham sido condenados.
Este processo traz à reflexão algumas questões que cercam os casos de denúncias de violência perpetrada por policiais em serviço. Sabe-se que, em muitos casos, as investigações são feitas pela própria instituição a que pertencem os policiais suspeitos da prática dos atos de violência. Em alguns casos, a investigação fica a cargo de colegas que mantêm convívio diário com os policiais suspeitos. Surgem, então, dúvidas quanto à isenção na apuração desses fatos.

(leia mais...)



Campanha pela Imediata Abertura dos Arquivos do Terror.
O Grupo Tortura Nunca Mais/RJ durante seus 20 anos de existência vem lutando pela abertura de todos os arquivos da repressão. E, durante todos esses anos as autoridades brasileiras teimam em afirmar que tais arquivos foram destruídos ou que nunca existiram.
A divulgação de fotos provenientes de "investigação ilegal conduzida no ano de 1974, pelo antigo Serviço Nacional de Investigação" conforme a nota do secretário de Direitos Humanos, Nilmário Miranda, em 22/10/04, assim como, a sua rápida identificação pela ABIN (Agência Brasileira de Inteligência) são provas cabais da existência desses arquivos.

(leia mais...)

Nenhum comentário: