agosto 26, 2010

O Amazonas participa do Festival Nacional da Canção

Teatro Amazonas
CULTURA AMAZONENSE DOMINARÁ O PALCO DO 40º FENAC-FESTIVAL NACIONAL DA CANÇÃO/TRÊS PONTAS-MG

   A terra de Milton Nascimento, Fernando Brant e de tantos músicos será abrilhantada, na noite de 27/08 pelo espetáculo musical, poético e teatral: “Canções e Poemas do Amazonas”, onde os artistas amazonenses comprovaram que a Amazônia não é só queimada, garimpo, prostituição infantil, desmatamento, desconforto indígena, soja, gado e que “Porto de Lenha/ Tu nunca serás Liverpool” (Zeca Torres e Aldísio Figueira).

   O palco do Projeto Cultural Uakti (Manaus), em parceria com o FENAC-Festival Nacional da Canção, marcará presença apresentando seus maiores expoentes do cenário artístico nacional na atualidade, não se restringindo aos seus limites geográficos, ainda que de lá extraiam a matéria prima de sua arte. 

   O show “Canções e Poemas do Amazonas”, contará com a presença da cantora Karine Aguiar Quinteto, única brasileira convidada a cantar no V Festival Amazonas Jazz (2010); os consagrados Célio Cruz, autor e intérprete de canções memoráveis da música amazonense e que vem sendo cada vez mais solicitado a representar a música amazônica em outros Estados; Zeca Torres, filho de maestro, autor do Hino “oficial” do Estado do Amazonas, “Porto de Lenha” (parceria com Aldísio Figueira) e de tantas outras preciosidades e parcerias; Armando de Paula, músico e compositor de mais de quatrocentas canções, apresentando o grande sucesso das quatro etapas anteriores do Fenac, “Tartaruga” (parceria com Eliakin Rufino), acompanhado por Herick (baixo), Afrânio (bateria), Willians (teclado); o ator e poeta Dóri Carvalho apresentando poemas de poetas do Amazonas e de Minas Gerais e as provocações dos bonecos do Mestre Paulo Mamulengo, mostrando que a Amazônia também é nordestina. 

  Tudo isso, tendo como pano de fundo, o cenário do artista plástico, Raymond de Sá e o entardecer de Três Pontas.

  O evento faz parte da Programação Paralela do 40º. Festival Nacional da Canção, disputado em 6 etapas nas cidades mineras de Extrema, Formiga, Pouso Alegre, Varginha, Três Pontas e Boa Esperança. 

   Nos shows anteriores o palco do Uakti foi ocupado pelos músicos Armando de Paula, Antonio Pereira, Clélio Diniz, Wesley Maca, Afrânio Girão, Willians e Herick Solano, o poeta Dóri Carvalho e o Mestre dos Bonecos Paulo Mamulengo.

 A iniciativa da expedição pioneira é do Projeto Cultural Uakti, das Associações de Pesquisadores e Servidores do INPA (ASPI/Assinpa, com o apoio da Coordenação do Festival) e busca difundir a música e a poesia do Amazonas; propiciar aos músicos do Amazonas intercâmbios entre si e com músicos de outros Estados, a fim de construir representações conjuntas. 

     A cultura amazonense na 5ª. Etapa do 40º Festival Nacional da Canção, Três Pontas-MG,  será muito representada pela canção de Armando de Paula, “Momento Verdade” (parceria com Elikin Rufino) e com a dupla manauara, Candinho e Inês, que defenderão duas canções nessa etapa, “Quando a alma Canta” e “Homens”. 

    Candinho e Inês já têm classificada para a semifinal do Festival a canção “Faróis” e pode emplacar mais duas. 

   Segundo, William Gama, coordenador do Projeto Cultural Uakti, o músico amazonense é extremamente criativo, mas falta um projeto de mais longo prazo que os ajude a mostrar a arte e a cultura do Amazonas para o Brasil e para mundo. Além disso. parte significativa das gravações dos artistas do Amazonas são precárias e podem melhorar muito com instrumentação adequada, daí o intercâmbio com Conservatórios e Escolas de músicas das Universidades do Sudeste do Brasil. Nossa música pode virar alternativa para a visão.

Dr. William Nazaré G Gama
Coordenador do Projeto Cultural Uakti
Coordenador do Projeto Memória da Ciência e da Cultura na Amazônia
Presidente da Associação dos Pesquisadores do INPA


Nota do blog: Bem que os artistas amazonenses poderiam ter levado a bandeira do movimento SOS Encontro das Águas para denunciar o descaso das autoridades com nosso maior patrimônio paisagístico.

Nenhum comentário: