agosto 23, 2010

Morre Heitor Vieira Dourado

As imagens são do acervo da Fundação de Medicina Tropical do Amazonas
Nota do blog: Assim era o Instituto Tropical de Medicina de Manaus nos tempos dos seus pioneiros fundadores: os professores da Faculdade de Medicina da Universidade do Amazonas Carlos Augusto Teles Borborema e Heitor Vieira Dourado. Foram seus ilustres alunos, entre outros (cito de memória a quem estive mais próximo): Marcus Barros, Tancredo Castro, Wilson Alecrim, Silas Guedes, Marcus Guerra, Bernardino Albuquerque e o saudoso Nelson Antunes, igualmente fundadores do que hoje é conhecido como Fundação de Medicina Tropical do Amazonas. 

Nota do blog: Minhas homenagens ao professor Heitor Vieira Dourado, que com seus alunos fez história na saúde pública do Amazonas, deixando um grande legado ao povo amazonense: a Fundação de Medicina Tropical do Amazonas, atualmente dirigida por Sinésio Talhari, que com ele também conviveu.

O corpo deve chegar a Manaus na madrugada de terça-feira (24) e será velado no Hospital Tropical durante toda a manhã, seguindo às 9h para enterro no cemitério São João Batista.
Manaus - Faleceu na tarde de domingo (22) na cidade de Majorlândia (CE), vítima de ataque cardíaco, o médico infectologista, fundador do Hospital de Medicina Tropical, Heitor Vieira Dourado.


O corpo deve chegar a Manaus na madrugada de terça-feira (24) e será velado no Hospital Tropical durante toda a manhã, seguindo às 9h para enterro no cemitério São João Batista.


Nascido em Belém (PA), praticou a medicina no Amazonas e, em Manaus, foi diretor da antiga Superintendência de Campanhas de Saúde Pública (Sucam), atual Fundação Nacional de Saúde (FNS), Fundação Djalma Batista e Instituto de Medicina Tropical. Aposentado, mudou-se para o Ceará.


Fonte: Diário do Amazonas

Nenhum comentário: