1º Encontro Nacional de Blogueiros Progressistas - O "Quem tem medo do Lula?" esteve lá
Por Sônia Montenegro (*)
Tive a honra de representar o QTML? neste evento, que aconteceu em São Paulo, nos dias 20, 21 e 22 de agosto, promovido pelo Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé.
Na noite de sexta-feira, aconteceu um show de MPB, comandado pelo jornalista e blogueiro Luiz Nassif. Já para dar um indício do que seria esse encontro de altíssimo astral, Renato Rovai, da Revista Forum e blog do Rovai dá em 1ª mão o resultado da última pesquisa Datafolha, que seria publicada no jornal do dia seguinte: Dilma se distancia em 17 pontos de Serra, com 47% das intenções de votos, contra 30% de José Serra.
A programação do sábado começou com um debate sobre 'O papel e os desafios da internet', tendo como moderadores os jornalistas Rodrigo Vianna e Leandro Fortes, e debatedores Luis Nassif, Paulo Henrique Amorim e Débora da Silva, uma das criadoras do Movimento Mães de Maio, que perderam seus filhos nas ações truculentas da polícia de SP contra jovens trabalhadores sem qualquer ligação com os ataques do PCC ocorridos em maio de 2006.
No período da tarde, foi abordado o tema sobre questões jurídicas, como a forma de blogueiros se precaverem de ações judiciais, como vem acontecendo com vários deles, e uma proposta importante foi aclamada pelos presentes: cada texto interpelado judicialmente deverá ser repetido pelo maior número de blogs possível, numa demonstração explícita de solidariedade e união. Brizola Neto lembrou que o avô alertava para a necessidade de libertar a imprensa da censura do poder econômico.
A palestra seguinte abordou o tema 'Como financiar a blogosfera', uma das questões mais polêmicas do Encontro. Não se pode negar a necessidade de sobrevivência de blogueiros, que se dedicam a uma causa na qual acreditam, movidos apenas por idealismo, numa tarefa extenuante, na qual pagam para trabalhar, e o contraponto de Enio, do blog PTrem das Treze, que lembrou que quando a esquerda começa a contar dinheiro, vira direita.
O último painel do dia foi sobre as novas ferramentas na internet, para possibilitar a constante atualização tecnológica de blogueiros, e a sugestão da criação de um grande Portal ligando todos os blogs de linha progressista, que serviria como uma alternativa aos grandes portais da mídia "oficial".
No encerramento de sábado foi concedido, por aclamação, 2 troféus: "O Corvo do Ano", à D. Judith Brito, presidente da ANJ - Associação Nacional de jornais (patronal) e também diretora-superintendente da empresa que edita a Folha de São Paulo, por sua declaração: "Na situação atual, em que os partidos de oposição estão muito fracos, cabe a nós dos jornais exercer o papel dos partidos. É o que estamos fazendo", que comprovou o termo criado pelo Deputado Fernando Ferro, que disse que a imprensa brasileira é um partido: PIG - Partido da Imprensa Golpista.
O Cloaca News (RS) recebeu o troféu "Barão de Itararé", como o Blog do Ano e agradeceu o prêmio a José Serra, Yeda Crusius, Ali Kamel e a Rede RBS, a Globo de SC e RS, figuras constantemente atacadas em seu blog.
No domingo os participantes foram divididos em grupos para fazer propostas e sugestões para os próximos encontros e à tarde, o relator de cada um dos grupos expôs o resultado do trabalho para o plenário. Finalmente, foi elaborada a carta de princípios, onde foram defendidos os direitos de liberdade de expressão, especialmente na internet, a democratização da comunicação e a universalização da banda larga no Brasil.
*Sônia Montenegro é analista de sistemas e mora no Rio de Janeiro. Mantém o blog “Farmácia de Pensamentos” e é colaboradora do blog “Quem tem medo do Lula?”.
Fonte: Quem tem medo do Lula?
Nenhum comentário:
Postar um comentário