Presidente Lula faz apitaço contra fome
26 de agosto de 2010 ·
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva uniu-se à campanha contra a fome organizada pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), assinando a petição “1billionhungry” (um bilhão de pessoas com fome) e dando um apitaço contra a fome. O apitaço ocorreu ontem (25) à noite no Palácio do Itamaraty, em Brasília, durante a XVIII reunião plenária do CONSEA, na qual Lula também assinou decreto instituindo a Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional.Mais de 400 mil pessoas já assinaram a petição “1billionhungry”, que pede que os líderes mundiais façam da erradicação da fome sua prioridade. Você também pode assinar a petição aqui: www.1billionhungry.org/faobrasil
Um milhão de assinaturas
A meta é conseguir um milhão de nomes até o fim de novembro, e apresentar a petição aos 192 Estados-Membros da organização, que participarão do Conselho da FAO. Atualmente, cerca de um bilhão de pessoas no mundo vivem numa situação de fome crônica. “A fome dói e mata. E nós não podemos ficar indiferentes perante tanto sofrimento”, afirmou o representante da FAO no Brasil, Hélder Muteia na cerimônia, antes de convidar Lula a assinar a petição e apitar contra a fome.
Brasil: compromisso com a luta contra a fome
Nos últimos anos, o Brasil promoveu importantes avanços institucionais para garantir o direito à alimentação, como a inclusão do direito à alimentação entre os direitos sociais assegurados na Constituição, e a promulgação da Lei Orgânica de Segurança Alimentar e Nutricional e da lei que determina que 30% dos produtos que abastecem a merenda escolar sejam comprados de agricultores familiares.
Hélder Muteia elogiou a estratégia Fome Zero e os esforços do governo para promover a inclusão social e fez um chamado para que outros governos sigam o exemplo brasileiro.
O projeto “1billionhungry”
O projeto “1billionhungry” é uma campanha de comunicação que busca reunir apoio internacional para acabar com a fome no mundo. Diversas celebridades participam desse esforço, incluindo o ator Jeremy Irons, o músico cubano Chucho Valdés e Gilberto Gil, e o goleiro do Real Madrid e da seleção espanhola campeã do mundo, Iker Casillas.
No Brasil, o projeto conta com diversos apoios, entre eles, do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSEA), a Rede Nacional de Mobilização Social (COEP), a Fundação Banco do Brasil, agências do Sistema Nações Unidas no Brasil, Associação Nacional de Defesa Vegetal (Andef), Visão Mundial, Portal do Voluntariado, Planeta Voluntários, Biblioteca Nacional de Brasília (BNB), e de universidades como UnB, UniCeub e UPIS.
Para assinar a petição visite o site: www.1billionhungry.org/faobrasil
ATENÇÃO JORNALISTAS: Caso necessitem de fotografias e vídeos do apitaço contra a fome do presidente Lula, ou outros materiais do projeto 1billionhungry, entre em contato conosco nos e-mails ou telefones abaixo.
Assessoria de imprensa
- Representação da FAO no Brasil: Lídia Silva, lídia.silva@fao.org, (55 61) 3038 2270
- Escritório Regional da FAO para América Latina e Caribe: Lucas Tavares, lucas.tavares@fao.org, (56 9) 9802 7300
Fonte: UNIC Rio de Janeiro
Nenhum comentário:
Postar um comentário