agosto 17, 2010

Boletim Notícias da Terra e da Água ed 12


Ano 23 - Goiânia, Goiás.                                                                         Edição nº 12 de 2010 – 11 a 25 de agosto

Veja nesta edição:
- Seminário sobre Regularização Fundiária na Amazônia
- Acampamento Em Defesa do Xingu: Contra Belo Monte!
- Acampamento Terra Livre 2010 em Campo Grande-MS 
- IV Fórum Social das Américas
- Impactos da Mineração é debatido no semi-árido mineiro
- 8° Congresso Estadual de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Pernambuco
- Brasil de Fato realiza curso sobre matriz energética no Brasil
- Paróquia denuncia crise siderúrgica em Açailândia, no Maranhão
-12º Romaria da Terra em Iaras SP

____________

Seminário sobre Regularização Fundiária na Amazônia

O seminário “Terras e territórios na Pan-Amazônia: demandas, desafios e perspectivas” acontece entre os dias 9 a 11 de agosto no auditório da Reitoria da UnB. O evento é um desdobramento do convênio firmado entre a UnB e a Fundação Ford para desenvolver trabalhos sobre o tema e reune pesquisadores das universidades da região, lideranças e estudiosos de movimentos sociais e entidades da sociedade civil, direta ou indiretamente envolvidas com os processos fundiários em curso na Amazônia. Pretende-se também mapear e sistematizar a problemática relacionada à terra e ao território da Pan-Amazônia. Durante o evento discutiu-se a possibilidade de criar uma rede de acompanhamento da execução de políticas públicas de regularização e reconhecimento na Amazônia.

Fonte: Terra de Direitos


Acampamento Em Defesa do Xingu: Contra Belo Monte!

Começou esta segunda-feira (9) o acampamento Em Defesa do Xingu: Contra Belo Monte! O evento acontece na Orla do Cais do Porto de Altamira (PA) e vai até quinta feira, dia 12 de agosto, quando será realizado um ato público contra a construção da hidrelétrica de Belo Monte na região. O evento, que espera receber mais de 500 pessoas, entre indígenas, ribeirinhos, pescadores e urbanos, trará ao debate público as temáticas relacionadas aos impactos gerados pelos grandes projetos do governo federal previstos para a Amazônia. A discussão será dividida em quatro eixos temáticos: grandes empreendimentos (Usina de Belo Monte, hidrelétrica no rio Madeira e rodovia 163, entre outros); luta do Movimento Indígena; luta do Movimento Popular; terras indígenas (demarcação, atividades que impactam a cultura dos povos indígenas, desmatamento).

Fonte: Índios Online



Acampamento Terra Livre 2010 em Campo Grande-MS 

A edição deste ano do Acampamento Terra Livre, principal assembléia do Movimento Indígena Brasileiro, será realizada entre os dias 16 e 20 de agosto. O evento, que anualmente reúne mais de mil lideranças indígenas, representando os mais de 230 povos de todo o Brasil e que tem como cenário tradicional a Esplanada dos Ministérios em Brasília, desta vez acontece em Campo Grande, Mato Grosso do Sul. Na pauta do ATL constam temas como o Estatuto dos Povos Indígenas, a Secretaria Especial de Saúde Indígena, reestruturação da FUNAI, demarcação de terras, criminalização de lideranças, impactos do PAC e de grandes empreendimentos em Terras Indígenas (Transposição do Rio São Francisco, Hidrelétrica de Belo Monte, etc.) e Política Nacional de Gestão Ambiental em Terras Indígenas (PNGATI). As propostas dos Povos Indígenas para a construção de uma nova política indigenista do Estado serão apresentadas aos candidatos à Presidência da República em um “Programa dos Povos Indígenas para os Presidenciáveis”, que será incorporado ao documento final do acampamento.

Fonte: CIMI


IV Fórum Social das Américas

O Fórum Social das Américas, que tem como lema "Outra América é Possível", faz parte do Fórum Social Mundial e acontece entre os dias 11 e 15 de agosto, no Paraguai. Durante esses dias cerca de 10 mil pessoas de vários países do continente estarão em Assunção para discutir e debater ações, visões e agendas comuns de lutas no continente. As atividades se centrarão a partir de seis eixos temáticos que se referem a questões como: desafios para os processos de mudança do hemisfério, alternativas de resistências dos povos, transformação das condições de vida frente ao capitalismo, disputas hegemônicas, desafio da plurinacionalidade, e memória e justiça histórica. Um dos destaques será o Encontro Hemisférico de Fé e Política, que acontecerá no marco do IV FSA. Durante os cinco dias, os participantes (membros ou não de comunidades eclesiais, igrejas, organizações e movimentos cristãos, ecumênicos e sociais) serão convidados a articular, de acordo com a tradição cristã de libertação, uma rede de mobilização frente aos problemas enfrentados pelos povos.

Fonte: Adital


Impactos da Mineração é debatido no semi-árido mineiro

Aconteceu nos dias 03 e 04 de agosto, o Encontro sobre Impactos da Mineração. Realizado no município de Porteirinha, participaram representantes da Cáritas, da CPT, de organizações populares e sindicatos do norte de Minas. O objetivo da reunião foi fortalecer a sociedade civil e unir forças para defender o projeto popular de convivência com o semi-árido e em defesa da vida. O encontro acontece em meio a uma conjuntura de freqüentes investidas de grandes projetos de mineração sobre a região. Um momento muito importante do Encontro foi a partilha de experiências, momento em que se trouxe para a plenária a triste situação da sua região e dos moradores a partir da implantação da mineradora. Foi possível perceber a grande vulnerabilidade social e fragilidade econômica dos atingidos, sobretudo no que diz respeito aos graves casos de saúde pública e violência que têm acontecido desde a instalação da mineradora.

Fonte: Articulação Popular São Francisco Vivo




8° Congresso Estadual de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Pernambuco

Entre os dias 5 e 7 de agosto mais de mil dirigentes sindicais das três regiões do Estado de Pernambuco (Mata, Agreste e Sertão) reuniram-se no Centro de Convenções da Universidade Federal de Pernambuco para o 8° Congresso da Fetape, Federação de Trabalhadores na Agricultura do estado do Pernambuco. Os agricultores e agricultoras familiares estiveram reunidos em nove comissões temáticas, discutindo Reforma Agrária e Meio Ambiente, Política Agrícola Diferenciada para a Agricultura Familiar, Relações de Trabalho Assalariado no Campo, Políticas Públicas Sociais para o Campo e Terceira Idade, Organização, Formação, Estrutura e Comunicação Sindical, Raça e Etnia no Campo, Política para as Mulheres, Política para a Juventude Rural, Auto-sustentação, Gestão e Finanças Sindicais e Relações Institucionais. O Congresso é a instância máxima do Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, onde os dirigentes discutiram suas principais estratégias de ação frente aos desafios de implementação de um Programa Alternativo de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário, e elegeram a nova direção da Fetape.

Fonte: Fetape




Brasil de Fato realiza curso sobre matriz energética no Brasil

O jornal Brasil de Fato realiza, entre 24 de agosto e 28 de setembro, o curso “Energia e Sociedade no Capitalismo Contemporâneo”, em São Paulo. Serão realizadas palestras e debates sobre os seguintes temas: energia e sociedade no capitalismo contemporâneo; balanço da matriz energética e planos; Amazônia, projetos de energia elétrica e Belo Monte; agrocombustíveis – sustentabilidade ambiental, social e econômica; e geopolítica e disputas por energia: o petróleo e energia nuclear. As inscrições devem ser feitas até o dia 17 de agosto, através do telefone (11) 3104-6746 ou pelo e-mail: cursosbrasildefato@gmail.com. O curso será ministrado das 19 às 22 horas no Auditório do Instituto Sedes Sapientiae, que fica na rua Ministro Godoy, 1.484, Bairro de Perdizes, São Paulo.

Fonte: Brasil de Fato


Paróquia denuncia crise siderúrgica em Açailândia, no Maranhão

No último dia 30 de julho, a Paróquia São João Batista, localizada em Açailândia, interior do Maranhão, no Nordeste Brasileiro, divulgou uma Carta Aberta na qual denuncia a crise da siderurgia na região, que afeta, diretamente, trabalhadores e trabalhadoras. Segundo a carta, a crise é gerada pelos altos preços praticados pela empresa mineradora Vale. De acordo com o padre Dário Bossi, que está à frente da Paróquia de Açailândia, a publicação da carta teve três objetivos principais. "Primeiro é a solidariedade, pois, como igreja não podemos nos calar diante do sofrimento dos trabalhadores, que são nossos paroquianos", disse. O segundo objetivo, explicou, é "denunciar a responsabilidade da Vale com a queda do mercado.” "Não queremos santificar as siderúrgicas e culpar só a Vale, mas, denunciar o Sistema", completou. Além disso, a carta também tem a finalidade de gerar propostas. Segundo padre Dário, é urgente tratar a questão da negociação, nas áreas política e econômica, a fim de garantir o emprego para a população da cidade.

Fonte: Adital


12º Romaria da Terra em Iaras SP

2.500 pessoas participaram, em Iaras, São Paulo, próximo ao local onde os trabalhadores e trabalhadoras do MST, ocuparam, no ano passado, parte da área grilada pela Cutrale, no dia 25 de julho, da 12ª Romaria da Terra do estado de São Paulo. O arcebispo de Botucatu Dom Maurício Grotto de Camargo e diversos padres e religiosas do estado se juntaram aos assentados e acampados e a outros trabalhadores da região que proclamaram a Terra dom de Deus, direito do povo. e reafirmaram que Lutar pela terra não é crime, é bem aventurança. A Romaria, segundo Andrelina, da Coordenação regional da CPT, representou uma injeção de ânimo para muitos que se sentiam desanimados e desesperançados.

Fonte: CPT SP

_____________
Cristiane Passos
Assessoria de Comunicação
Comissão Pastoral da Terra
Secretaria Nacional - Goiânia, Goiás.
Fone: 62 4008-6406/6412/6400
www.cptnacional.org.br

Nenhum comentário: