agosto 21, 2010

Psicólogo apoia e conclama voto na Chapa 21 "Cuidar da Profissão"

Pude presenciar em diversas ocasiões o empenho e a seriedade com que os integrantes da CHAPA 21 “CUIDAR DA PROFISSÃO” têm trabalhado em prol da Psicologia.  Dentre suas iniciativas gostaria de destacar o combate contundente que fizeram ao Ato Médico, a defesa coerente da Psicologia e, sobretudo, a abertura para novas dimensões da psicologia inauguradas pelas políticas públicas voltadas à saúde mental coletiva. Mais recentemente, esses atos de defesa e de avanço, dentro de compromissos éticos e políticos claros, voltaram a se manifestar por ocasião da realização da Conferência Estadual de Saúde Mental - Intersetorial do Estado de São Paulo.  Desta forma, gostaria não só de declarar meu apoio à CHAPA 21 CUIDAR DA PROFISSÃO como conclamar a todos, que consideram necessários realizar avanços socialmente comprometidos que venham, igualmente, fortalecer no plano social e profissional nossas atividades, a votar (no dia 27 de agosto) na CHAPA 21 CUIDAR DA PROFISSÃO.

Abaixo podem conhecer melhor a chapa e seus integrantes.

Abraço a todos

Moacyr Miniussi Bertolino Neto
Psicólogo (a)

* * * * *

No dia 27 de Agosto, Dia do Psicólogo, haverá eleições no Sistema Conselhos de Psicologia. Vá à Sede do seu Conselho onde você receberá duas cédulas.  Na cédula Azul vote chapa 21 – Pra Cuidar da Profissão.
 
A seriedade do trabalho desenvolvido no CRP-09, nos últimos seis anos, foi reconhecida por colegas de diversas regiões brasileiras que compõem a Chapa 21 e nos convidou a fazer parte do grupo. Cuidar da Profissão é compromisso com a sociedade e com a profissão, pautados no método democrático; transparência de gestão; defesa dos direitos humanos; pela inclusão e justiça social respeitando a diversidade humana.

Prá Cuidar do futuro da Profissão

CHAPA:
Presidente: Humberto Verona- MG
Vice-presidente: Clara Goldman- PE
Tesoureira: Monalisa Barros- BA
Secretária: Deise Nascimento- SC
Sul: efetiva: Ana Luiza Castro- RS
Suplente: Celso Tondim- SC
Sudeste: efetiva: Marilene Proença- SP
Suplente: Roseli Goffman-RJ
Centro-Oeste: efetiva: Heloiza Massanaro-GO
Suplente: Cynthia Ciarallo- DF 
Nordeste:   efetivo: Aluizio Lopes- PB
Suplente: Marilda Castelar- BA
Norte: efetiva: Flavia Lemos- PA
Suplente: Tania Brasileiro- RO
  
Suplentes da diretoria:
Maria Erminia Ciliberti-SP
Henrique Leal - RJ
Adriana Eiko- SP
Sandra Amorim- MS

Convidados:
Ana Paula Noronha- SP
Angela Caniato- PR
Marcia Mansur- MG
Mariana Torres- PI
Nossos princípios:
1. Ampliação da inserção social da Psicologia A Psicologia deve ocupar um lugar maior na sociedade brasileira. Os conhecimentos e fazeres acumulados permitem uma contribuição mais significativa da Psicologia na transformação da sociedade, na direção de condições dignas de vida para todos.

2. Eficiência técnica e responsabilidade ética
É preciso melhorar permanentemente a qualidade de nosso desempenho profissional.
É preciso termos responsabilidade coletiva com as técnicas que utilizamos.
Tomar nas mãos nossa profissão e cuidar de seu futuro na sociedade brasileira.

3. Democracia, transparência e rigor na gestão
É preciso sempre estar atento para o fato de que a profissão é diversa e para construir suas referências, cumprindo a função dos Conselhos, é preciso criar formas democráticas de participação nesta construção.
Também é preciso se estar atento para o fato de que o dinheiro recolhido pelo Conselho é público. Geri-lo com rigor sempre foi nosso compromisso.

4. Cidadania A Psicologia deve avançar socialmente conectada com as necessidades sociais. Deve contribuir nas lutas pelo avanço da democracia na sociedade brasileira.
 Utilizar método democrático para produzir referências e construir o projeto da profissão, garantindo que muitas vozes que representam a diversidade da psicologia estejam presentes.

CUIDAR DA PROFISSÃO: CONSTRUINDO HOJE O FUTURO DA PROFISSÃO
A produção do grupo é extensa, tanto em ações como textos que você pode conferir no site. Conheça o projeto - Prá cuidar do futuro da Profissão - e as propostas para os próximos três anos, por meio do site www.cuidardaprofissao.org 

Um comentário:

Unknown disse...

parabéns à Chapa prá cuidar da Profissão. Eu também apoio esta chapa que tem história de verdade. Eu apoio prá cuidar da profissão,pois não pegaram o bonde da história no meio do caminho para se apropriar do discurso. Prá cuidar da profissão é trabalho de verdade.

para CFP, faz um 21.