janeiro 25, 2011

Retrocesso na política antidrogas de Goiânia provoca nota de repúdio

PICICA: Leia, também, a matéria sobre a sentença judicial no caso das mortes ocorridas num hospício de Havana: "Listo para sentencia el juicio por los hechos del Hospital Psiquiátrico de La Habana". Para a Sociedad Cubana de Psiquiatría o modelo cubano de saúde mental é "una de las conquistas más hermosas de la Revolución”". Há controvérsia.
Goiânia, 21 de Janeiro de 2011

Prezado(a) Senhor(a)

Encaminhamos NOTA DE REPÚDIO aprovada no Seminário: A Rede de Prevenção e Cuidados aos Usuários de Álcool e Outras Drogas, realizado nos dias 01 e 02 de Dezembro de 2010, no Auditório Jaime Câmara da Câmara de Vereadores de Goiânia. O evento debateu o tema de forma ampla e democrática, reafirmando o atendimento aos usuários de álcool e outras drogas em liberdade por meio dos Centros de Atenção Psicossocial, Casas de Apoio Transitório, Consultório de Rua, Internação em Hospital Geral, quando necessária, ações intersetoriais (cultura, educação, assistência social, esporte, saúde e outros). E repudiou a criação do CREDEQ, exigindo investimentos de acordo com a política nacional de saúde mental.
Atenciosamente,

Associação dos Usuários dos Serviços de Saúde Mental do Estado de Goiás
Cineclube Antonio das Mortes
Fórum dos trabalhadores de saúde Mental de Goiânia
Fórum Goiano de Saúde Mental – e-mail: contato.fgsm@gmail.com

NOTA DE REPÚDIO

Os participantes do Seminário “A Rede de Prevenção e Atenção aos Usuários de Alcool e Outras Drogas”, realizado nos dias 01 e 02 de Dezembro de 2010, no Auditório Jaime Câmara da Câmara de Vereadores de Goiânia, promovido pela Prefeitura de Goiânia por meio da Secretaria Municipal de Saúde representada pelos CAPSad Girassol e CASA, reafirmam os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde, da Política Nacional de Saúde Mental - Lei 10216/2001 – e do Plano Nacional de Direitos Humanos e repudiam veementemente a criação do CREDEQ (Centro de Recuperação do Dependente Químico). Dentro de uma visão reducionista e autoritária, vem sendo apresentada ao Estado de Goiás, proposta de criação de um “Centro de Referência Especializado em Dependência Química - CREDEQ” para internação de usuários de álcool e outras drogas. Estes “hospitais especializados” apresentam características de aprisionamento, criminalização, cerceamento à liberdade e aos direitos civis, excluindo as pessoas do convívio familiar e comunitário.  Mais de 450 pessoas, usuários do SUS, defensores dos direitos humanos e trabalhadores da saúde, educação, cultura, justiça, assistência social, entre outros, vindos de Goiânia, Trindade, Aparecida de Goiânia, Silvânia, Caldas Novas, Anápolis e Brasília participam da manifestação por entenderem que os documentos citados expressam a materialidade de uma luta histórica da sociedade no sentido de garantir à pessoa com transtorno mental e usuários de álcool e outras drogas o exercício de sua cidadania e o direito de ser tratada com humanidade e respeito, ser protegida contra qualquer forma de abuso e exploração, receber cuidados em ambiente terapêutico pelos meios menos invasivos possíveis e em liberdade. Em suma, o CREDEQ representa um retrocesso e retomada do modelo manicomial em Goiás. Assim, exigimos que o Estado faça investimentos orientados pelos princípios do modelo psicossocial conforme diretrizes do Ministério da Saúde.

Goiânia, 02 de Dezembro de 2010

 

Fonte: Fórum Goiano de Saúde Mental

***

O inferno é o CRACK

Gilberto G. Pereira

Em palestra ministrada em Goiânia, psiquiatra baiano diz que demonização das drogas só atrapalha
O problema é complexo e não é de hoje que se vem falando dele. Desde que foi criado e ganhou o mercado das drogas ilícitas, o crack (forma impura de cocaína, fumada num cachimbo) tem sido abordado como a grande vedete do mal.

Atualmente seu consumo se alastra nas camadas mais desfavorecidas da sociedade, mas também ganha adesão na classe média. E o problema se potencializa nos meios de comunicação, como tudo se potencializa ali quando atinge um patamar mais protegido da sociedade.


Para discutir questões ligadas ao uso de psicoativos e o modelo de tratamento dos pacientes, o CASA CAPSad – Centro de Atenção à Saúde de Alcoolistas e Toxicômanos  e o CAPS Girassol realizaram o seminário “A Rede de Prevenção e Atenção aos usuários de Álcool e Outras Drogas”, nos dias 1 e 2 deste mês, em Goiânia.


O ponto alto do evento foi o médico psiquiatra baiano, Antonio Nery, fundador e coordenador do Centro de Estudos e Terapia do Abuso de Drogas (CETAD) da Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia. Nery é idealizador do Consultório de Rua, projeto criado em 1999 dentro do CETAD e que atende crianças e adolescentes usuários de drogas que vivem nas ruas e não têm condições ou não querem frequentar as casas de apoio.


No primeiro dia de evento, Nery ministrou uma palestra sobre os problemas causados pelo uso do crack. Segundo ele, o desafio dos profissionais de saúde mental e da própria sociedade é encarar a droga como aquilo que ela é, um produto, e, ao mesmo tempo, não coisificar o usuário, retirando sua condição humana.


Mesmo porque, argumenta, essa atitude é inócua. Muitas drogas já estiveram na mesma situação do crack, como a cocaína, o LSD (Ácido Lisérgico Dietilamida), a heroína e várias outras que já entraram para o hall daquelas que não escandalizam mais.


De acordo com o psiquiatra, que intitulou sua palestra de “A Demonização do Crack”, algumas pessoas formadoras de opinião, entre médicos e profissionais da mídia, não se atêm ao problema que o usuário tem como ser humano, mas à droga em si, dando a ela o status de demônio.


Combate
Nery apoia o movimento antimanicomial, que há décadas luta para um tratamento mais humano e sem internação de usuários de psicoativos (drogas e álcool) e pessoas que sofrem de transtorno mental. O movimento engloba os próprios usuários e trabalhadores de hospitais e manicômios.
O principal alvo do combate é a hegemonia das clínicas psiquiátricas. O seminário foi realizado justamente para discutir essas questões e fortalecer os laços da bandeira antimanicomial, que defende um modelo de tratamento chamado psicossocial, em contraposição ao modelo asilar.


Segundo Lourival Belém, médico psiquiatra de Goiânia, que faz parte do movimento e um dos organizadores do evento, o pensamento conservador não aceita as diretrizes humanitárias do tratamento psicossocial. “Eles agora nos dizem claramente que os ‘fatores psicossociais podem estar presentes no início do consumo’, mas que ‘a dependência química é uma doença cerebral crônica’.
A psicóloga da Secretaria Municipal de Saúde, Elaine Mesquita, que também é integrante da comissão organizadora do seminário, diz que a maioria das internações de qualquer paciente, seja ele usuário de droga (internado para desintoxicação e uso de medicamento) ou portador de transtorno mental, é ineficaz.


No caso dos usuários de psicoativos, “muitas vezes, eles só transitam de uma dependência para a outra, saindo de uma droga ilícita e caindo na esparrela do consumo da droga lícita receitada pelos médicos”, diz Elaine. “É preciso haver um controle dessa medicação. Às vezes só é necessária num momento de alta fragilidade, de crise, para que depois esse indivíduo seja tratado terapeuticamente”, pondera a psicóloga.


Diante de um público de 450 pessoas no auditório da Câmara Municipal de Goiânia, o psiquiatra baiano, de 63 anos de idade, 30 deles dedicados à psicoterapia, nessa perspectiva da valorização do humano, fez uma palestra sensível. “Desculpem-me por ser complexo, mas não dá para tratar de um assunto tão complexo com a leviandade que querem alguns”, exclamou.


Consciência
Para tratar da demonização do crack, Nery colocou no cerne de sua fala a questão humana. Segundo ele, a droga é uma espécie de chave mágica que abre várias outras percepções, porque altera a consciência. O problema é que ao se deslocar de sua própria identidade, muitas pessoas não se situam do ponto de vista psíquico (que é o vício).


Quando isso acontece, não é a droga que percebe o mundo diferente, é o ser humano, é quem consome. As atenções devem estar voltadas para quem consome a droga e não para a droga. Não adianta eleger o crack como demônio do momento e jogar no lixo a pessoa que se perdeu momentaneamente.


Pior ainda, argumenta o médico, não se deve descartar um ser humano porque usa drogas. Nesse momento, a fala de Nery evoca a contestação de Belém, segundo a qual, alguns médicos defendem a tese de que o vício do crack é um inferno sem volta. Para Nery, isso não é verdade.


É possível, por meio da terapia, devolver ao usuário de crack a possibilidade do reencontro consigo mesmo, a consciência de que é preciso mudar e refazer o caminho, ainda que a marca do crack seja indelével, como uma cicatriz na alma, mesmo que a droga cause uma dependência química mortal.
O tratamento deve ser feito a partir das marcas que todo mundo tem. As marcas biológicas, psíquicas, amorosas, sociais. Todo mundo se situa num lugar no mundo. Quem se perde pode se reencontrar a partir dessas marcas, que são identificadas pela linguagem. A linguagem, diz Nery, está no cerne da questão humana. É através dela que o sujeito se reconhece no tempo e na vida.


A linguagem propicia o mergulho na subjetividade. “A dimensão subjetiva se constrói entre nosso patrimônio biológico e nosso patrimônio sócio-cultural”, ou seja, se constrói na consciência de que se é um sujeito no mundo e que não se dura para sempre. Essa tomada de consciência de que vai morrer causa o primeiro sofrimento subjetivo, uma dor que pode se juntar a outros sofrimentos e que não é privilégio de ninguém.


A diferença é de indivíduo para indivíduo, diz Nery, num discurso marcado pela linguagem da psicanálise, está nas escolhas dos meios de aplacar essa dor. “A escolha é determinada pela necessidade. Há pessoas que buscarão o álcool, outras cocaínas, outras o crack”, argumenta o psiquiatra. “Não é, portanto, a droga que determina essa escolha, mas o sofrimento humano.”


Demasiado humano
Segundo Nery, a droga é uma alternativa para o sofrimento humano. E isso precisa ser compreendido, acima de tudo. “O crack é uma alternativa monstruosa para um sofrimento monstruoso”, avalia o médico. Em sua opinião, este entendimento é a condição sine qua non no tratamento dos usuários de psicoativos, principalmente do crack.


Como profissional de saúde, diz Nery, “nosso problema não é a droga, é resolver o problema das pessoas que procuram o crack e ensiná-las maneiras de se reencontrarem, de refazerem os pactos sociais.” Na prática, como é que se resolve o problema? “Reconhecendo que se está no fundo do poço”, diz o médico.


Tomando o paciente como sujeito, o primeiro passo do tratamento é o uso da palavra e não de outra droga. E cada um apresenta uma reação diferente, que requer uma aproximação e um diálogo específicos, o que não é nem um pouco fácil. “Para todos, a sua história. A partir daí veremos aonde poderemos chegar”, finaliza Nery.


Profissional experiente e renomado, Nery sabe bem os efeitos do crack no organismo da pessoa, reconhece o estrago que a droga é capaz de fazer. Ele enumera três consequências do uso do crack: “gravíssima lesão do sistema extrapiramidal (ligado à coordenação motora), emagrecimento rápido e dependência química brutal, com a perda de qualquer interesse de relações sociais.”


Além disso, tanto Nery quanto os membros do movimento antimanicomial concordam que há casos em que é necessário o uso de medicamento e internação. Mas apenas quando se refere a crises. Não só em relação a dependentes químicos, claro, mas também no que diz respeito a pacientes de transtornos.


Inclusão
Na lógica da defesa do tratamento psicossocial, seus defensores não se esquecem das famílias, de pais, irmãos e outros envolvidos em situações sensíveis, em que muitas vezes estas pessoas não conseguem ver outra alternativa senão internar.


Neste sentido, o movimento não só teoriza. Desde a década de 1970, quando o modelo de tratamento psicossocial foi criado, seus militantes vêm procurando todos os apoios institucionais, inclusive o da família. Em Goiânia existe uma rede que procura se fortalecer a cada ano, já tendo criado vários Centros de Atenção Psicossocial (CAPs), por meio do Sistema Único de Saúde.


Elaine reforça seu argumento segundo o qual o modelo asilar, representado pelas clínicas e hospitais psiquiátricos, não dá conta de resolver o problema dos pacientes. “A pessoa sai dali sem nenhuma perspectiva, a não ser o da exclusão. O que propomos é inclusão e resgate da cidadania”, argumenta. 


Por isso mesmo, diz ela, é que o tratamento psicossocial recorre a um trabalho em conjunto, com apoio da família, da escola, da sociedade, para ajudar o paciente a ter outro projeto de vida. “A internação reduz muito a complexidade que é a do usuário de psicoativos e dos portadores de transtorno mental”, diz.


O tratamento psicossocial envolve uma série de profissionais, como musicoterapeuta, arteterapeuta, professor de educação física, assistente social, enfermeiros, psicólogos e médicos. O trabalho mais recente que o movimento quer implantar é o Consultório de Rua, criado por Nery. “A ideia é começar em janeiro”, diz Elaine.


Segundo Nery, o que precisa para o funcionamento de um Consultório de Rua é técnica de abordagem, generosidade e disposição. “Ouvir, falar e cruzar os olhares com quem está em situação de rua. É assim que a gente consegue alguma coisa”, ensina o médico.



Nenhum comentário: