janeiro 30, 2011

"José Martí: 158 anos de nascimento", por Surt Silva

PICICA: Amazonenses, conheceis José Martí, herói da revolução cubana? Não? Mas, certamente, conheceis o amazonense Tomás Meireles, herói da resistência brasileira à ditadura militar? Também, não? Então, ‘tamo pebado, maninho! Sabidamente, nas ditaduras é a fome, que distancia pobres dos ricos, que provoca revoluções, mas nas democracias diz-se que a revolução se faz pelo conhecimento. É de se perguntar porque estes “heróis” foram preteridos em favor dos “heróis” narcísicos do Pedro “BBB” Bial? A construção de novas percepções sociais da realidade política deve mais a gente como Martí e Meireles do que à vã engrenagem que destrói reputações intelectuais e despreza os reclamos de audiências mais exigentes.

Domingo, 30 de janeiro de 2011


José Martí: 158 anos de nascimento!

por Sturt Silva 
 
Sexta-feira dia 28/01/11, comemorou-se 158 anos de nascimento do herói da Revolução Cubana e um dos maiores intelectuais de todos os tempos de nossa América, José Martí.

E foi com esse intuito que o Blog Solidários, gerido pela Associação cultural José Martí de Santa Catarina e demais solidários, selecionou e publicou alguns artigos sobre o pensamento martíniano.

Para ler os artigos clique aqui, ou abaixo nos links de cada postagem respectivamente.

José Martí: 158 anos
 
José Martí: Nossa América

Sturt Silva é Colaborador do Blog Solidários (
http://convencao2009.blogspot.com/)

Nenhum comentário: