agosto 17, 2011

Copa do Mundo: Ministério Público suspende desapropriações para VLT em Fortaleza


PICICA: Em todo o país há manifestações populares contra as medidas administrativas que antecedem a Copa do Mundo 2014. O evento tem duas faces cruéis para os contribuintes: uma que alimenta a farra das empreiteiras; a outra que usa dinheiro público para promover a higienização do espaço social. O caso de Fortaleza é um dos exemplos da desigualdade das medidas. No Rio de Janeiro foi realizada a Marcha por uma Copa do Povo. Em Manaus, o MPF quer informações sobre as desapropriações para obras da Copa (leia aqui).

Ministério Público suspende desapropriações para VLT em Fortaleza

FOTO Modelo de trem do VLT proposto pelo governo cearense (crédito: Divulgação)
Lúcio Pontes Filho

Fortaleza, 21 de julho de 2011


O Ministério Público Federal (MPF) do Ceará entrou ontem (20) com uma ação civil pública pedindo ao governo do estado a suspensão das desapropriações para as obras do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) que será construído em Fortaleza para a Copa de 2014. 

Os procuradores impediram o estado de avaliar o preço dos imóveis e de realizar acordos com os moradores ou pagamento de indenizações. Segundo o procurador Alessander Sales, autor da ação, o processo de desapropriação deve ser feito apenas depois que o licenciamento ambiental da obra for concluído, o que não ocorreu.   

Além disso, o MPF afirma que os moradores que serão removidos consideram irrisórios os valores propostos pelo governo, que impediriam a aquisição de outra moradia digna.    

A ação solicita ainda que a Justiça Federal suspenda o contrato de financiamento com a Caixa Econômica Federal (CEF), de R$ 170 milhões, destinado à execução da obra.   

O VLT (espécie de bonde ou metrô de superfície) prevê a ligação dos bairros de Parangaba, na periferia de Fortaleza, ao porto de Mucuripe. O projeto foi incluído no PAC da Mobilidade Urbana, um programa exclusivo para obras da Copa de 2014 com juros menores que os praticados no mercado.   

Em junho, o governo iniciou os primeiros testes com os trens do VLT, já que o trajeto aproveita uma linha de trem desativada.   

Outro lado   

A assessoria do Metrofor, responsável pelo projeto, diz que só se manifestará quando receber a notificação oficial. “O cronograma de obras segue normalmente salvo determinação judicial contrária.”  

O órgão afirmou ainda que as obras estão ocorrendo dentro da legalidade e que o governo realiza trabalho social com as comunidades localizadas nas áreas que passarão por desapropriação. 

Fonte: Portal 2014 

Fonte: Direito à Moradia

Nenhum comentário: