agosto 19, 2011

Carta à Presidenta Dilma Rousseff (Adital)

PICICA: "A história da Amazônia revela que o aumento dos massacres indígenas está diretamente associado aos momentos de intensificação de políticas econômicas pautadas por interesses externos na região, como no período da exploração, das chamadas "drogas do sertão”, da borracha e dos grandes projetos da ditadura militar."

Carta à Presidenta Dilma Rousseff




Mons. Bernd Klaschka
Diretor de Adveniat
Adital

Exma. Senhora
Dilma Rousseff


Presidenta da República Federativa do Brasil 
Palácio do Planalto 
Praça dos Três Poderes
70150-900 BRASILIA/DF 
BRASILIEN


Excelentíssima Presidenta Dilma Rousseff!

Recebemos com extrema preocupação a notícia, do início deste mês de agosto, com a suspeita de um massacre de indígenas isolados que vivem na fronteira do Brasil com o Peru, na região do estado do Acre, promovido por invasores de suas terras, possivelmente narcotraficantes e madeireiros. Chama a atenção a facilidade com que ocuparam e saquearam a base de vigilância Xinane da Funai, aí localizada para oferecer proteção aos indígenas. Assusta-nos a situação de vulnerabilidade em que se encontram estes povos indígenas em situação voluntária de isolamento, podendo ser completamente dizimados a qualquer momento.
Sabemos que outros grupos indígenas isolados que habitam as regiões do Maranhão, Rondônia, norte do Mato Grosso, Sul do Amazonas estão igualmente ameaçados de extinção.

A história da Amazônia revela que o aumento dos massacres indígenas está diretamente associado aos momentos de intensificação de políticas econômicas pautadas por interesses externos na região, como no período da exploração, das chamadas "drogas do sertão”, da borracha e dos grandes projetos da ditadura militar.

Segundo relatos periódicos de centenas de parceiros da Ação Adveniat, a região amazônica vive atualmente mais um desses momentos de estímulo à exploração econômica através de mega empreendimentos relacionados no Programa de Aceleração do Crescimento e na Iniciativa de Integração da Infra-estrutura Regional Sul Americana.

Esperamos que o governo brasileiro tome todas as medidas necessárias para que a história não se repita e que os povos indígenas tenham plenamente assegurada a sua integridade física e cultural dentro de seus territórios.

Atenciosamente,

Mons. Bernd Klaschka
Diretor


*********

NdE.: Leia mais: Índios isolados da fronteira Brasil-Peru ameaçados por grupo de peruanos armados

Fonte: Adital

Nenhum comentário: