novembro 02, 2007

9º Congresso Brasileiro de Medicina de Família e Comunidade

Foto: Alex Uchôa - Estátua de Iracema, Fortaleza-CE
Importância da Medicina de Família e Comunidade e da Saúde da Família para a Saúde do Brasil
Dias 1 a 4 de maio de 2008
Local: Centro de Convenções de Fortaleza
É com muita alegria que damos as boas vindas e convidamos você para participar do 9º Congresso Brasileiro de Medicina de Família e Comunidade que se realizará em conjunto com o 2º Congresso Cearense da nossa Especialidade.

Este 9° Congresso Brasileiro e o 2° Cearense ocorrerão nos dias 1 a 4 de maio de 2008, na bela cidade de Fortaleza, cujo povo acolhedor e alegre, com certeza contribuirá - e muito - para o sucesso do evento.

Teremos como identidade científica e política do 9º Congresso, o seguinte tema central:

Importância da Medicina de Família e Comunidade e da Saúde da Família para a Saúde do Brasil.

Através deste tema, procuraremos realçar o potencial que nossa Especialidade e a Estratégia de Saúde da Família possuem e podem ainda alcançar para qualificar a assistência e o cuidado em saúde para todos os brasileiros.

Ou seja, evidenciar qual a contribuição potencial e qual o impacto da Atenção Primária à Saúde na Saúde do Brasil . Tais dimensões serão igualmente abordadas no plano internacional.

Entenda-se como Saúde do Brasil , tanto a saúde das pessoas, das famílias, da população quanto à saúde do próprio sistema de saúde, do ensino e da pesquisa voltados para esta área.

Pretende-se levar em conta não só as dimensões quantitativas, mas também as decorrências qualitativas proporcionadas pela Medicina de Família e Comunidade e Atenção Primária à Saúde.

Serão postos em evidência estudos de avaliação do impacto da Estratégia de Saúde da Família, no nível da assistência, do ensino e da pesquisa, seja no campo da investigação quantitativa ou da qualitativa.

Indicadores de morbi-mortalidade, de cobertura, de gestão, de implementação de ações programáticas, serão colocados ao lado de outros sobre educação, formação e capacitação de recursos humanos, diretrizes curriculares, mudanças no ensino médico, cenários de prática, metodologias pedagógicas, educação permanente, perfil de egressos, satisfação de usuário, relação médico-pessoa-família-comunidade, cuidado em saúde, e trabalho de grupos, entre outros.

Ou seja, o que, onde e como a Medicina de Família e Comunidade e a Estratégia de Saúde da Família podem realizar e já estão realizando para que o Sistema de Saúde, a formação de recursos humanos e a pesquisa em nosso país se direcionem cada vez mais para as necessidades e demandas majoritárias da população.

Vamos mais uma vez realizar um grande evento! Mais um grande passo no caminho da consolidação da Medicina de Família e Comunidade, da Estratégia de Saúde da Família e da Atenção Primária em nosso país.

Plagiando nossa constituição, lembre-se: você tem o direito de participar e o dever de se dar este presente de reciclagem e de intercâmbio científico e cultural.

Leia mais: http://www.sbmfc.org.br/congresso2008/site/all.htm

Tales Coelho Sampaio
Presidente do 9º Congresso

Maria Inez Padula Anderson
Presidente da SBMFC

Promoção e Realização:

Sociedade Brasileira de Medicina da Família & Comunidade
Associação Cearense de Medicina da Família e Comunidade
Ministério da Saúde

Nenhum comentário: