novembro 25, 2007

Dia Mundial de Luta Contra a Aids: programação Manaus

Baby Rizzato
Fórum de OSC/DST/Aids realiza campanha de Combate a Aids

Dia 1 de dezembro é o Dia Mundial de Luta Contra Aids e o Fórum Amazonas de OSC/DST/Aids em parceria com a Prefeitura Municipal de Manaus realizam no período de 26 de novembro a 1 de dezembro, a Semana de Combate a Aids.

O tema escolhido para ser trabalho pela Organização da Sociedade Civil foi “Aids: O Que Eu Tenho a Ver com Isso?” e as atividades visam a sensibilização da população de Manaus no uso do preservativo e o combate a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (Aids).

Segundo o coordenador geral do Fórum de OSC/DST/Aids, Fabrício Nunes A campanha da sociedade civil deste ano tem como protagonista a jornalista Baby Rizzato que cedeu gratuitamente sua imagem para a campanha. “A Baby é uma grande comunicadora e possui uma grande audiência. O que facilita a sensibilização do publico amazonense”, afirma.

A programação iniciou há 15 dias, com a participação das escolas da rede pública de ensino. Os alunos responderam a pergunta tema da campanha, o resultado da escola vencedora será divulgado no dia 1 de dezembro.
A partir desta segunda-feira, a campanha chega a população em geral com a distribuição de camisinhas nos terminais de ônibus da cidade de Manaus pela Sociedade Civil em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde. Esta ação será realizada pelos DISAS das quatro zonas geográficas. “Serão distribuídos cerca de 100 mil preservativos nos cincos terminais. Precisamos combater a Aids. E o melhor método para esta ação é a sensibilização do uso do preservativo”, afirmou.

Ativismo e Liderança

Já nos dias 29 e 30, acontece o II Seminário de Ativismo e Liderança que será realizado no Parque do Mindú, cujo objetivo será o fortalecimento do Movimento de Aids no Amazonas.

Foram convidados palestrantes dos Movimentos Nacionais de Aids e GLBT, Rubens Raffo e Marcelo Nascimento, respectivamente, abordarão temas como Ética, Sustentabilidade e Advocacy.

Fabrício explica que este momento é muito importante para a sociedade civil tendo em vista que estes pontos são de grande importância para o Movimento. “Temos que discutir a Aids de forma que nos fortaleçam. Estando fortalecidos temos mais força e mais argumentos para ajudar no combate a Aids”, diz.

O evento é aberto a todas as pessoas interessadas e todas as instituições que desenvolvam ações de prevenção e combate a Aids no Estado do Amazonas.

Audiência Pública


No dia 30, às 9h30, a Assembléia Legislativa do Estado do Amazonas realiza uma Audiência Publica pela passagem do Dia 1 de Dezembro – Dia Mundial de Luta Contra a Aids, a pedido do Deputado Nelson Azedo.

Foram convidadas para este evento todas as instituições que trabalham com prevenção, diagnóstico, tratamento e Assistência das Pessoas que vivem e convivem com o HIV e Aids e a Sociedade Civil Organizada.

Durante a realização da Audiência Publica os ativistas solicitaram a reativação do Frente Parlamentar de Luta de Contra a Aids daquele órgão.

Show de Solidariedade

Para encerrar a extensa programação foi organizado um evento de sensibilização na Praça de Alimentação do bairro Jorge Teixeira I que acontece no dia 1 de dezembro, a partir das 17 horas.

A programação inicia com a apresentação de uma peça de teatro e a apresentação de várias bandas musicais ao vivo.

De acordo com Fabrício Nunes, a falta de ações de combate a Aids foi o principal motivo que levou o Fórum a escolher o bairro Jorge Teixeira para sediar o encerramento da campanha. “Precisamos levar mais informações a esta zona. A Zona Leste corresponde a mais de 30% da população manauara e é o maior colégio eleitoral, por isso precisamos desenvolver ações pontuais de combate não só da Aids, mas também de todas as DST”, disparou.

Ele diz que é preciso estimular a população no uso de preservativo nas relações sexuais e também explica a necessidade de se realizar a testagem anti-HIV. “Temos o Serviço de Atendimento Especializado Conte. Telles, que realiza o diagnóstico. É muito importante saber o resultado cedo, até para ter um melhor acompanhamento e mais rapidez no tratamento”, afirmou.

ONGs que compõem o Fórum Amazonas de OSC/DST/Aids

Associação Orquídeas GLBT
Associação Katiró
Associação para o Desenvolvimento Integrado e Sustentável
Associação Amazonense de Gays, Lésbicas e Travestis
Associação de Garotos da Noite
Centro Dom Jackson Damasceno Rodrigues
Rede de Mulheres Positivas do Estado do Amazonas
Casa de Apoio Nossa Casa
Rede de Amizade e Solidariedade as Pessoas Vivendo com Aids
Sociedade de Combate a Aids (Soceama)
Movimento de Gays, Lésbicas e Travestis de Manacapuru

Mais Informações:
Fabrício Nunes
Coordenador Geral do Fórum Amazonas de OSC/DSt/Aids
8162-6623

Nossos parceiros:

Prefeitura Municipal de Manaus
Secretaria Municipal de Saúde
Programa Nacional de DST/Aids
Coordenação Municipal de DST/Aids
Coordenação/Gerencia Estadual de DST/Aids
Fundação de Pesquisa Osvaldo Cruz – Fiocruz
Gráfica Uirapuru
Jornal Extra
Magistral
Secretaria Municipal de Assistência Social

Pela atenção,

Fabrício Nunes
Presidente
Orquídeas GLBT
"Um novo caminho para o Amazonas"

Nenhum comentário: