novembro 26, 2007

Debate sem protagonista: só faltava essa!

Foto: Rogelio Casado - Dia Nacional de Luta Antimanicomial, 18/maio/2007, Manaus-AM

Audiência fajuta do "bem" é audiência fajuta também!!!

Foi realizada a audiência pública para discutir a Lei nº 10.216, no dia 22/11 (audiência do "mal"). No dia 29/11, será realizada uma audiência discussão dos 20 Anos da Luta Antimanicomial solicitada pelo Deputado Chico D'angelo (audiência do "bem"). Não está prevista a participação de representantes de entidades e nem da Luta Antimanicomial como debatedores. Não tenho noticias de que a Rede Internúcleos tenha sido convidada para compor a mesa.

Neste caso, nós enquanto secretaria da Rede encaminhamos uma correspondência para os parlamentares da Comissão de Seguridade e Familia da Câmara de Deputados.

***

REDE NACIONAL INTERNÚCLEOS DA LUTA ANTIMANICOMIAL
End. Av. T-2 N° 803 – Setor Bueno – Goiânia – GO – Fone: 3253-1785

Goiânia, 23 de novembro de 2007

À Sua Excelência o(a) Senhor(a)
DEPUTADO(a) MEMBRO
Comissão de Seguridade Social e Família
Câmara dos Deputados
Anexo II - Pavimento Superior - ala A - sala 143
Brasília-DF

É com surpresa e descontentamento que recebemos a informação sobre a audiência pública que será realizada dia no dia 29 de novembro de 2007, na Comissão de Seguridade Social e Família, sem a presença de protagonistas de entidades e movimentos sociais, que construíram a luta antimanicomial no país, justamente para discutir os 20 anos dessa luta.

Em dezembro de 1987, durante o congresso de trabalhadores de saúde mental, realizado em Bauru, trabalhadores e usuários, saíram em passeata nas ruas de Bauru e realizaram a primeira manifestação pública pelo fim dos manicômios. Surgiu assim a palavra de ordem: Por Uma Sociedade Sem Manicômios, sendo instituído o 18 de mio como o Dia Nacional da Luta Antimanicomial. Dessa forma surgiu o Movimento Antimanicomial.

A Luta Antimanicomial aliado a outros parceiros pressionou o Estado Brasileiro para a implantação de políticas públicas em saúde mental, obtendo grandes ganhos.

Para comemorar essas conquistas, a Rede Nacional Internúcleos da Luta Antimanicomial integra a Comissão Executiva do Encontro Nacional 20 Anos de Luta Por Uma Sociedade Sem Manicômios, que será realizado de 06 a 09 de dezembro em Bauru – SP. É evento promovido pelo Conselho Federal de Psicologia, Conselho Regional de São Paulo, Prefeitura de Bauru e Universidade Estadual Paulista.

Durante os 11 anos de tramitação do Projeto de Lei Paulo Delgado no Congresso Nacional, representantes da Luta Antimanicomial eram sempre convidados a participar dos debates até a aprovação da Lei Federal da Reforma Psiquiátrica - 10.216 e é estranho nesse momento está ausente de um debate do qual é o principal protagonista.

Na oportunidade, informamos que A Rede Nacional Internúcleos da Luta Antimanicomial é um movimento social composto por 20 núcleos localizados em 12 estados da federação e no distrito federal que tem como empreendimento fundamental a radical transformação das relações entre loucura e sociedade, combatendo todas as figuras de aprisionamento e exclusão dos chamados loucos, para conquistar seu acesso ao pleno exercício da cidadania.

A real participação dos portadores de sofrimento mental, nos núcleos locais como em âmbito nacional, como porta-vozes de suas questões e protagonistas da luta por seus direitos, é característica essencial e definidora da Rede Nacional Internúcleos da Luta Antimanicomial.

Atenciosamente

Deusdet do Carmo Martins - (62) 3251-7845/81442119
P/Secretaria da Rede Nacional Internúcleos da Luta Antimanicomial.

Nenhum comentário: