novembro 21, 2007

A Proposta da Psicanálise para o Trabalho em Equipe

Nó borromeano
CENTRO DE ESTUDOS DO CAMPO LACANIANO DE JOINVILLE

Psicanálise e Saúde Mental

A Proposta da Psicanálise para o Trabalho em Equipe

Ana Cristina Figueiredo

Psicanalista, Mestre em Psicologia Clínica pela PUC/RJ – Doutora em Saúde Coletiva pelo Instituto de Medicina Social/UERJ, Professora e Coordenadora Geral dos Cursos de Especialização do Instituto de Psiquiatria – IPUB/UFRJ, Diretora de Ensino do IPUB, Professora do Programa de Pós-graduação em Teoria Psicanalítica pela UFRJ, Líder do Grupo de “Pesquisa Clínica em Psicanálise” registrado no CNPq, Supervisora do CAPS Profeta Gentileza – RJ e autora de vários livros publicados no Brasil.

A psicanálise aplicada à saúde mental com ênfase na clínica da atenção psicossocial em seus diferentes dispositivos: grupos de recepção, de referência, de medicação; grupos de usuários e familiares; as oficinas como dispositivos clínicos e de inserção social; o atravessamento entre os dispositivos coletivos e os atendimentos individuais. Fundamentação do trabalho em equipe: da experiência de responsabilidade partilhada à transferência de trabalho; posição dos profissionais como aprendizes da clínica. A clínica do sujeito na atenção psicossocial: sujeito, grupos e laço social.

Data: 24/11/07

Horário : 8:00 – 12:00 / 13:30 – 16:00*

Local: Será no Auditório da A.C.E (Associação Catarinense de Ensino)*

Rua São José, 490 – Centro – Joinville / SC

Inscrições: No local ou na Rua Pernambuco, 131 - Anita Garibaldi – 89.201-550 – Joinville / SC.

Fone: (47) 3433-2714 E-mail: cecl.jlle@brturbo.com.br

* Em função das parcerias formadas com os Caps e com a Associação Catarinense de Ensino, foi necessária uma alteração no local e horário. Assim, iniciamos às 8:00 e concluímos às 16:00 horas. Agradecemos a compreensão de todos.

Nenhum comentário: