novembro 18, 2007

Conheça o Movimento Arte Jovem Brasileira

MOVIMENTO ARTE JOVEM BRASILEIRA

oficinas de arte . mural de recados . elos virtuais . exposição mundial . se liga aê

Em 2002, dois jovens se conheceram no 2º Fórum Social Mundial, em Porto Alegre - RS, e voltaram de lá cheios de idéias na cabeça. Juntaram-se a mais um e criaram um evento semanal que misturava várias artes, abrindo espaço para novos artistas em Niterói. O evento tornou-se ponto de encontro de artistas e produtores que começaram então a pensar e discutir muito sobre produção e gestão de arte e cultura.

Como nasceu?

Na busca por novas formas de produzir arte - que pudessem escapar à lógica do mercado, valorizar a cultura nacional e potencializar novos valores artísticos no Brasil -, nasceu o que hoje chamamos de MOVIMENTO Arte Jovem Brasileira.

Autogerido, sem hierarquias e em constante mutação, o Movimento busca, através de ações precisas, alternativas aos modos comerciais na forma de lidar com a produção cultural e, assim, contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e plural, na qual todos tenham acesso à arte e espaço para expressar-se. saiba um pouco mais

O AJB tem o dever e a honra de convidar a todos para participar desta iniciativa. Se você se interessa por nossas causas e tem a somar nesta luta, por favor faça contato!

*****

O Movimento Arte Jovem Brasileira acredita na arte, no artista e no potencial do Brasil. Mas nem por isso faz barreira ou é bairrista. Pode chegar da China ou do Afeganistão, mas não pode chegar da grande cultura massificada embalada pra consumo imediato.

O que queremos mesmo é mostrar que existe gente produzindo arte de qualidade nas garagens, poetas criando escondidinhos... Queremos dar um palco pra quem tem fome dele, mostrar a arte que a galera faz e o Sr. Mercado quer ignorar.

E quem precisa ser jovem é a arte, não o artista, o importante é ter o sangue novo criando, pulsando nas artérias... Ou seja, se você acha que não é jovem na idade, não esquenta a cabeça, aqui tem espaço pra você!

O quê???

Realizamos eventos de graça ou com ingressos a R$ 1,99: não dá pra começar a limitar pela conta bancária. Para chegar a isso é preciso muito trabalho, por isso somos muito gratos aos artistas que se apresentam em nossos eventos, eles acreditam na nossa proposta e sabem que ela é séria. Sem eles – por motivos óbvios – não teríamos chegado aonde chegamos.

Hoje, além da realização de eventos com apresentações de música, poesia, dança, artes plásticas e tudo mais que inventarem, ainda promovemos bate-papos sobre assuntos diversos e questionamos a indústria cultural e seus critérios de escolha.

Qualquer pessoa pode fazer parte, seja como produtor, artista, parceiro, apoiador. Basta ter afinidade com estas idéias e chegar juntinho. Prezamos pelo engajamento.

Muitos desdobramentos de nossas ações estão previstos para um futuro próximo: oficinas de artes, editar livros, lançar CDs e quem sabe um dia mudar o mundo! (Brincadeira... mas se a gente conseguir até que vai ser legal, né!). O Arte Jovem Brasileira é isso... Mas quer um conselho? Dá um pulinho lá no Espaço Convés ou em qualquer de nossas atividades que você vai entender muito melhor...
Renata Batista*

*Renata foi, em 2003 e 2004, a responsável pela produção de nossos eventos e também mentora de importantes ações do movimento. Renata, o AJB a saúda!
Saiba um pouco mais...

Por: Carlos Alberto Gomes

*****

Quem somos?

Autogerido - sem hierarquias - o Movimento Arte Jovem Brasileira apresenta seus integrantes em ordem alfabética e espera por você!

Nenhum comentário: