novembro 26, 2007

Campanha internacional de incentivo à leitura

Ziraldo "Maluquinho"
A campanha é genial. Você escolhe um livro para 'perder'. Depois vá a um ponto de ônibus, uma praça ou uma rua perto de uma escola e deixe o livro em bom estado "dando sopa". Recomendo a perda do "Menino Maluquinho", obra prima do imortal Ziraldo. Quem achar entregará o livro para uma criança... taí o futuro leitor.

'Perca um Livro' é uma iniciativa que pretende trazer para o Brasil uma prática internacional de incentivo à leitura. A idéia é "perder" um livro em lugar público para ser achado e lido por outras pessoas que, então, farão o mesmo. O objetivo é fazer do mundo inteiro uma livraria.

A prática consiste em três passos simples:

1. Leia um bom livro;
2. Cadastre o livro e escreva seus comentários para pegar seu código único e a etiqueta correspondente ao livro;
3."Perca" o livro em um lugar público.

De posse do código o leitor poderá rastrear pelo tempo que quiser os caminhos percorridos pelo livro.

A partida inicial do projeto será dada pela editora Zeiz que irá "perder" 150 exemplares do livro "A Unidade dos Seis - O Herdeiro Especial". Os livros "perdidos" estarão com orientações que levem o próximo leitor a repetir o mesmo procedimento: ler, cadastrar e "perder". (Quem achar que tem o dedo do "mercado" neste campanha, pode escolher outras obras, como a que sugeri acima).

A idéia é que estes livros sejam a ponta de uma corrente que incentive outras pessoas a fazerem o mesmo com outros livros, disseminando entre pessoas o saudável hábito da leitura.

O sítio para cadastrar o seu livro perdido é http://www.livr. us

Nenhum comentário: