agosto 13, 2008

Dhesca denuncia casos de violação dos direitos humanos ocorridos no país

Câmara dos Deputados - Brasília-DF

Dhesca denuncia casos de violação dos direitos humanos ocorridos no país

A plataforma Dhesca Brasil - organização que reúne mais de 30 entidades ligadas aos direitos humanos - irá divulgar o resultado de uma série de investigações feitas entre 2007 e 2008. Nesta quarta-feira (13) serão lançados na Câmara dos Deputados em Brasília (DF), seis relatórios contendo casos de violação dos direitos humanos ocorridos em território brasileiro. Durante a investigação desses casos, os relatores da Dhesca estiveram em 18 estados e 76 municípios brasileiros.

Entre os casos estarão os prejuízos sofridos pelas populações ribeirinhas, que foram atingidas pela construção das hidrelétricas no Rio Madeira no estado de Roraima e a morte de trabalhadores em canaviais no estado de São Paulo. Outro caso investigado pelos relatores, foi a ação de milícias armadas no estado do Paraná. Em 2007 pistoleiros atacaram integrantes da Via Campesina - entidade que reúne agricultores dos quatro continentes. Na ocasião, o integrante da entidade, Valmir Mota, foi assassinado. A Organização Não Governamental (ONG) Terra de Direitos aponta que o lançamento dos documentos “é uma forma de pressionar o poder público na busca de respaldo político para investigar esses casos”.

Segundo a entidade, “o Brasil é signatário de diversos pactos de defesa aos direitos humanos na comunidade internacional, direitos que são descumpridos no país”. Os relatórios seguem a mesma lógica dos documentos elaborados pelas relatorias da Organização das Nações Unidas (ONU). O lançamento dos relatórios terá o apoio da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da câmara.

De Brasília, da Radioagência NP, Gisele Barbieri

11/08/08

Mais sobre o assunto:

•Missão da Plataforma Dhesc investiga ações da Syngenta Seeds

•Mortes de trabalhadores em canaviais têm sido investigada pela Plataforma Dhesc

•Governo nega, mas entidade social garante: “transposição do Rio S. Francisco já começou”

Fonte: Radioagência Notícias do Planalto

Posted by Picasa

Nenhum comentário: