agosto 19, 2008

Leia o PáginaDois dessa semana

Encarnação do Demônio - José Mojica
Cada um com seus demônios

por Moisés Westphalen

Fui ao Unibanco Arteplex, em Porto Alegre, assistir ao Encarnação do Demônio, do Mojica. Quando me aproximei da bilheteria, aconteceu algo assim.

- Oi, dá uma pro Encarnação do Demônio.Silêncio.- Olha só, o pessoal tá falando muito mal desse filme, só pra avisar. Dizem que é muito ruim. A gente não devolve o dinheiro depois.

Que situação. Então, pela primeira vez, estavam me recomendando não assistir a um filme. Um filme feito no Brasil, por um cineasta importante que não filmava há décadas. Aparentemente, é um momento bastante a ser celebrado, o lançamento desse Encarnação. Ao chegar em casa, soube que o filme tinha ido extremamente mal nas bilheterias, no final de semana de estréia. É triste. Qualquer pessoa envolvida no meio cinematográfico, que se arrebenta pra fazer filmes neste país, deve adorar a situação. Agora que conseguiu fazer o filme entrar em cartaz, a moça da bilheteria sugere que se pense duas vezes, antes de entrar na sessão.

Quantas bombas horrendas já assisti no cinema e nunca, nunca recebi esse tipo de alerta. Portanto, mesmo que no caso de um filme de imensa ruindade, o aviso seria uma falta de respeito. Hoje é quinta-feira e está completando uma semana que Encarnação do Demônio entrou em cartaz. Amanhã, o filme continuará nas duas salas em que estreou – em apenas um horário em cada.

Encarnação é um filme muito bom, lindamente fotografado, bem produzido, com boa direção de arte e ótima montagem. Sobretudo, é muito bem filmado por Mojica, com altas doses de violência, sem fetichizá-la.

Há quem prefira ver o Coringa, quer dizer, Batman. Cada um com seus demônios.

=============================

Ontem, assistindo ao excelente seriado The Shield, descobri que, na terceira temporada, David Mamet dirigiu um episódio. O de número 11. É espetacular. E daí?, vocês se perguntam... Pois é.

***

Na última semana, Clarice Casado prestou atenção na Música dos outros na segunda-feira; Bianca Rosolem rezou em uma Missa de sétimo dia na quarta; Cassiano Rodka realizou sua Fuga nº2:Céu na sexta.

Na terça, Carlos Bêla comentou o disco Garage do The Thing na seção de música.

Na quinta, Moisés Westphalen falou sobre o novo filme de Zé do Caixão em Cada um com seus demônios na seção de cinema.

No sábado, a Coluna do Jairo voltou a relatar os 12 desafios de Zé, preparando o terreno para os novíssimos textos de Jairo Bouer.

Nesta semana, teremos um texto literário de Clarice Casado na segunda, Cassiano Rodka na seção de música na terça, um texto literário de Melissa de Menezes na quarta, um escritor convidado na seção de cinema na quinta, um texto literário de Cassiano Rodka na sexta, e a Coluna do Jairo no sábado.

Boa leitura! :)
http://www.paginadois.com.br
Posted by Picasa

Nenhum comentário: