agosto 20, 2008

Festival Internacional de Curtas de São Paulo: Cocais, a cidade reinventada

Festival Internacional de Curtas de São Paulo
Dica (Mirsa Delosi): Vale a pena assistir o documentário sobre o Centro de Reabilitação de Casa Branca. O CRCB é ainda conhecido na região como "Cocais", o que equivale a "Juqueri" no interior do Estado de São Paulo. Em 1999, quando fizemos uma intervenção, recuperamos a história dessa "cidade", pois antes de se tranformar em hospital psiquiátrico, na década de 70, era um "hospital" de hanseníase, no qual foram construídos igrejas, cine-teatro, cadeia, prefeitura, cassino, casas, pavilhões, etc.

As terras onde foi construído foram doadas ao Estado pelo Barão de Cocais, daí o nome "Cocais". Na intervenção, entre outras propostas houve a implantação de uma oficina de ovinocultura, em parceira com a Faculdade de Medicina Vetirinária de São João da Boa Vista. Com a criação das ovelhas, os usuários envolveream-se com o pastoreio e com o benefício da lã.

Ines Cardoso, cineasta sensível, propos fazer esse documentário, em seguida da intervenção. Esta resultou na reabilitação psicossocial das pessoas ali internadas, reabilitação que ainda hoje segue sendo um desafio para a equipe, para a "cultura" da região e para o avanço da reforma psiquiátrica no Estado de São Paulo.

Há uma cena no filme que inclui as ovelhas e, entre tantas cenas poéticas, esta nos toma de modo surpreendente.

Os ingressos são gratuitos, bastando chegar 45 minutos antes para assistir.

É um olhar poético na direção da dignidade e da cidadania. Vale conferir.

Um abraço,

Mirsa.

***

COCAIS, A CIDADE REINVENTADA

Documentário poético realizado com pacientes e funcionários de uma cidade-manicômio no interior de São Paulo. Esta é a história de uma cidade que se reinventou atráves de um filme, ou a história de um filme que foi inventado por uma cidade.

Ines Cardoso

Brasil(SP), 2008
Doc - 15' - Cor
35mm

22/08 -18H00 -Espaço Unibanco Pompéia
23/08 -21H00 -Cinemateca - Sala BNDES
24/08 -18H00 -CineSESC
27/08 -18H00 -Centro Cultural São Paulo
Posted by Picasa

Nenhum comentário: