agosto 20, 2008

Salvador e o movimento social por uma sociedade sem manicômios

Foto: Rogelio Casado - Candyall Guetho Square - Salvador-BA, 1999

Nota do blog: Carlinhos Brown, meu irmão! Fique de butuca no pessoal da luta por uma sociedade sem manicômios de Salvador. Se eu fosse você, levava a batucada do Candeal para apoiar a manisfestação dos companheiros de luta que vão abraçar o CAPSIA. Se liga aí na chamada do movimento:

Abraço em defesa do CAPSIA, enterro simbólico do Manicomio no Mario Leal! Menos leito, mais CAPS! CAPS III já no Mario Leal!!!!

Vamos abraçar o CAPSIA para demonstrar que não aceitaremos o seu desmonte ou redução! Vamos enterrar o manicômio e exigir que no seu lugar nasça um CAPS III, tão necessário à cidade de Salvador que ainda não tem nenhum!

Nessa quinta feira, dia 21, às 10 horas da manhã, em frente ao CAPSIA Liberdade perto do Largo da Tamarineira no IAPI, vamos defender o CAPSIA e exigir a transformação do Mario Leal em CAPS III. Compareça, participe e divulgue!

***

CARTA ABERTA À POPULAÇÃO

CONTRA O SUCATEAMENTO DO CAPSIA LIBERDADE!
FORA COM O MANICÔMIO! QUEREMOS MAIS CAPS EM SALVADOR!
MAIS LEITOS NÃO É SOLUÇÃO! CAPS III JÁ, NO MARIO LEAL!

Nós trabalhadores, usuários, familiares e militantes da Reforma Psiquiátrica denunciamos as intenções da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia-SESAB de promover o esvaziamento e sucateamento do CAPSIA Liberdade, através de um processo continuo de demissões de trabalhadores, falta de condições de trabalho e agora com a pretensão de reduzir à metade, o espaço físico necessário ao seu funcionamento. Ao mesmo tempo denunciamos também que, contrariando a Política Nacional de Saúde Mental, que coloca como meta a diminuição de leitos psiquiátricos e estimula a atenção em serviços substitutivos, a SESAB, na contra mão da história, agride ao CAPSIA, propondo que parte da sua área física seja destinada à ampliação dos leitos manicomiais do Hospital Especializado Mario Leal. .

O CAPSIA Liberdade, que é uma das raras unidades de saúde mental de Salvador, com objetivo de prestar atendimento a crianças e adolescentes com transtornos mentais graves, como autismo e psicose, foi criado em 2004. Ao longo da sua existência, este serviço que propõe o atendimento integral dos seus usuários, acompanhando-os no serviço, na escola, na residência e no território, tem sido alvo das incompreensões e do descaso dos gestores, comprometendo muitas vezes a qualidade da assistência prestada, a despeito da dedicação da equipe que nele trabalha. Ao longo de quatro anos, essa equipe já perdeu 32 profissionais, em função da precariedade das condições de trabalho, inclusive com atrasos de pagamentos de salário de mais de quatro meses e uma total instabilidade dos vínculos trabalhistas. Durante todo esse tempo, apesar da suposta autonomia do CAPSIA, o mesmo esteve sob a tutela administrativa da direção do Hospital Mario Leal, que com este poder prejudicou a unidade, deixando de lhe oferecer as condições de funcionamento, e agora trama a retomada da unidade vizinha.

Essa intenção pretende ocultar os problemas que envolvem a assistência oferecida no Hospital Mario Leal e que são de conhecimento da comunidade dos que trabalham na saúde mental na cidade do Salvador. Não por acaso, no ultimo período, quatro pacientes que estavam sob a custodia do HEML, foram a óbito em condições não investigadas. É conhecido o caráter autoritário do atendimento na emergência; a existência de uma "lista negra" para que alguns usuários não sejam internados na unidade. É igualmente sabida da super lotação do seu ambulatório burocrático, com aprazamentos de mais de três meses para consultas, em que a maior preocupação é a quantidade e não a qualidade dos atendimentos, com vistas a aumentar a produtividade e o faturamento financeiro da unidade.

Protestamos contra o autoritarismo e a falta de diálogo da SESAB que caracterizam essas propostas. Queremos que sejam garantidas as condições de funcionamento pleno do CAPSIA! Reafirmamos a proposta de que o Mario Leal retome a sua vocação original, presente na sua fundação, de ser um Centro Comunitário de Saúde Mental, na lógica do CAPS III, capaz de atender às crises, com apoio às famílias e promoção da cidadania dos seus pacientes! Resistiremos à todas as tentativas de fazer recuar a Reforma Psiquiátrica em nosso estado!

SINDSAÙDE, NESM. AMEA, CRP03, CRESS, ATO-BAHIA, NISAN-ISC, Residência Saúde Mental – ISC Residentes UNEB, DAPSICO, DAMED, DAENF UFBA, Equipe Trabalhadores CAPSIA, CAPSAD, GT Eduardo Araújo

Posted by Picasa

Nenhum comentário: