agosto 28, 2008

Grande Enciclopédia Internacional de Piauiês

“PIAUIÊS” SERÁ LANÇADO PELA PRIMEIRA VEZ EM BRASÍLIA

A “Grande Enciclopédia Internacional de Piauiês” – 3ª Edição, de autoria do jornalista, poeta e professor Paulo José Cunha será lançada no próximo dia 4 de setembro/2008, quinta-feira, a partir das 19h, durante a 27ª Feira do Livro de Brasília, no Shopping Pátio Brasil.

O livro reúne palavras e expressões tipicamente piauienses, com farta exemplificação do emprego de cada verbete, a partir da literatura, da publicidade e do jornalismo piauienses, além de exemplos recolhidos dos principais personagens da cena cultural e artística do estado. Foi escrito em linguagem bem humorada e depois de intensa pesquisa que alcançou os principais dicionários e grandes paremiologistas como Fontes Ibiapina e Leonardo Mota, entre outros, na tentativa de referenciar cada um dos termos. Apesar de a primeira edição ter sido lançada em 1995, até hoje não havia sido posta à venda nem tivera um lançamento em Brasília.

O autor gosta de brincar dizendo que Teresina “é a segunda maior cidade do Piauí, já que a primeira é Brasília”, tal o número de piauienses que residem na capital federal e suas satélites. “Já estava na hora de resgatar essa dívida com os amigos e conterrâneos que moram aqui”.

OBRA DE REFERÊNCIA DO HOUAISS

Paulo José Cunha se considera uma espécie de garimpeiro de palavras. Desde a primeira edição, em 1995, nunca mais teve sossego, seja pela cobrança de novas edições, seja pelo trabalho inesgotável de recolher, avaliar, fixar a grafia e a pronúncia de termos e expressões piauienses. A “Enciclopédia” se tornou tão popular que cada edição muitas pessoas enviam sugestões de novos verbetes. E muitos vêm sendo incorporados nessa trajetória de treze anos, a partir da primeira edição. Desde o nome jocosamente pomposo – “Grande Enciclopédia Internacional de Piauiês” até o tom abertamente debochado – o livro é uma provocação à sisudez acadêmica. “Talvez derive dessa irreverência o seu sucesso” – comenta o autor. “Se fosse obra séria e bem educada talvez não passasse da primeira edição, e olhe lá”.

Nem por isso a “Enciclopédia” deixou de chamar a atenção dos dicionaristas, estudiosos e pesquisadores da língua. Prova disso é que se transformou em obra de referência do “Grande Dicionário Houaiss”, e de outras obras voltadas à classificação, dicionarização e fixação da linguagem regional como o “Dicionário do Nordeste”, de Fred Navarro. Ultimamente converteu-se em tema de várias pesquisas nas áreas universitárias de graduação e pós-graduação. Além disso, tornou-se uma espécie de “xodó” do povo piauiense em razão da identificação que as pessoas têm com seu conteúdo. “Não tinha tal pretensão quando o escrevi”, diz Paulo José Cunha, “mas fico muito satisfeito em saber que se transformou num fator a mais na tarefa de elevar a auto-estima e fixar a identidade cultural de nossa gente”.

ALGUNS VERBETES

XIS COM - Em diagonal com. Forma inteligente que o piauiense encontrou para ensinar um endereço. "A casa de Zequinha Manguaça? Fixa xis com o Boteco Pinga ni Mim".

BONITO PRA CHOVER – É o que se diz quando o céu anuncia a dádiva da chuva que faz brotar roças e espalha o verde nos pastos. Tempo feio, no Piauí, é o do sol que prenuncia a seca. Para nós, tempo bom é quando está bonito pra chover.

GUABES – É quem tem pontaria certeira. O contrário de GUABES é FUNDO.

ENFIAR PEIDO EM CORDÃO – Ficar ocioso, sem fazer nada. Experimente parar um pouco com essa correria, e fique por aí, uma hora dessas, olhando as vitrines, enfiando peido em cordão. O tempo vai passar mais devagar, o estresse vai diminuindo...

LICUTE - Namoro chameguento.

TER CABELO NA VENTA - Ter experiência, ser cuidadoso.

EMPAIAR - Ocupar, atrapalhar.

NUM PÉ E NOUTRO - Rápido. "Vá entregar esse documento ao presidente Lula mas vá depressa, num pé e noutro. Não vá ficar por lá empaiando o homem que ele tem muito o que fazer".

AQUELES MONTES - Muito, por demasia. "Se ele gosta dela? Não, só aqueles montes".

BÊ-ERRE-O-BRÓ - Os meses mais quentes do ano, todos terminados em BRO - setembro, outubro, novembro e dezembro.
Posted by Picasa

2 comentários:

ingrid disse...

OI! C SABE ONDE POSSO ENCONTRA-LO(O LIVRO) PRA COMPRAR.
VLW

PICICA disse...

Ingrid, o livro foi lançado em Brasília. Infelizmente, não sei lhe dizer onde você poderá adquiri-lo. Recomendo o São Google, para localizar uma livraria no DF.