Transformar pela educação é possível
(14/08/2008 18:26)
Por Glauco Faria
Às vezes existem palavras e expressões que ouvimos tantas vezes aplicadas a determinadas situações que, por conta disso, acabam se tornando vazias. Justamente por serem palavras de ordem, nem sempre conseguimos concretizar, traduzir seu espírito para o mundo real.
Muitos falam, por exemplo da importância da educação como motor para transformar a realidade. Mas a situação dos professores no Brasil mostra que isso pode ser apenas um chavão, uma prioridade que só existe na retórica. No entanto, diversas iniciativas, vindas tanto do poder público quanto da sociedade civil demonstram também que ainda é possível fazer disso algo palpável. Nós, da Fórum, sempre acreditamos e batalhamos pela prioridade à educação em nossa pauta, e agora pretendemos dar um passo além.
Em parceria com a Fundação Banco do Brasil, Fórum está lançando o Concurso Ensinar e Aprender Tecnologias Sociais. A proposta é justamente resgatar o protagonismo do educador - seja ele da rede pública ou de espaços não-formais de educação - e divulgar as tecnologias sociais que conseguiram mudar a realidade de diversos locais no Brasil.
Para quem não tem familiariedade com o tema, entende-se por tecnologia social técnicas e métodos simples, de fácil reaplicação e baixo custo, que resolvem problemas de diversas áreas. Exemplos são o soro caseiro, as cisternas ou as mandalas do sertão nordestino. Mas há muitas outras técnicas sendo desenvolvidas e outras já consolidadas no país.
Por isso, pedimos que você, leitor, divulgue o concurso para os professores de ensino fundamental próximos. No ato de inscrição, a pessoa já ganha uma assinatura da Fórum até fevereiro de 2009 e um exemplar do livro Geração de Trabalho e Renda, uma forma de dar subsídios ao educador para que ele proponha formas de trabalhar o tema tecnologia social com seus alunos.
Para saber das novidades do concurso, acesse www.revistaforum.com.br/ts. Participe e nos ajude nessa empreitada. Vale a pena.
Fonte: Blog do Rovai
Nenhum comentário:
Postar um comentário