agosto 16, 2008

Brasília: Em defesa do Santuário dos Pajés

Foto: André Duarte / CMI Brasil - Manifestação contra a construção do Setor Noroeste - Brasília-DF, 15.08.2008
Em defesa do Santuário dos Pajés

O Santuário dos Pajés, em Brasília está situado num terreno com a mata preservada em pleno Plano Piloto. Ali, além de viverem comunidades indígenas, há mais de 40 anos o lugar é usado para que os representantes dos povos indígenas do Brasil tenham onde se movimentar quando vão a Brasília reivindicar seus direitos.

Com o declínio do modelo "sindical" de organização e representação dos povos indígenas, e a emergência de estratégias que enfatizam a cultura e a participação direta, o espaço vem sendo resignificado. É um espaço para os povos não apenas se moverem até Brasília, mas também criarem laços entre si, tendo como catalizador desses laços o Santuário, uma espécie de casa sagrada onde mesclam-se as tradições de diversos povos ao mesmo tempo em que essas tradições são revigoradas e valorizadas.

Esse espaço está ameaçado pela especulação imobiliária, grande motor da economia, da corrupção e da segregação social em Brasília. Querem construir sobre ele o "Setor Noroeste" e fazer muito dinheiro, extirpando um dos últimos espaços dos Candangos no "Plano Piloto": a população nordestina, em grande parte indígena, que construiu Brasília e depois foi sendo empurrada para as "cidades satélite".

Vejam as fotos do ato pelo Santuário que aconteceu nesta última sexta-feira:
http://www.midiaindependente.org/pt/blue/2008/08/426375.shtml
Posted by Picasa

Nenhum comentário: