julho 08, 2010

Tamo pebado, maninho!

Ferreira Gullar

Poeta Ferreira Gullar recebe Prêmio Camões 2010

Seg, 31 Mai, 05h37
LISBOA (AFP) - O Prêmio Camões, a mais importante premiação literária da língua portuguesa, foi concedido neste ano ao poeta brasileiro Ferreira Gullar, anunciou nesta segunda-feira o Ministério da Cultura de Portugal.



"É para um grande homem da lusofonia que o Prêmio Camões rende homenagem", declarou em uma coletiva à imprensa a ministra portuguesa de Cultura, Gabriela Canavilhas.

Nascido no dia 10 de setembro de 1930, José Ribamar Ferreira, conhecido como Ferreira Gullar, é "poeta, dramaturgo, cronista e tradutor, considerado entre as 100 personalidades brasileiras mais influentes na atualidade", disse Canavilhas.

A ministra falou ainda da importância de "sua atividade cívica e política como cidadão e autor".
Ferreira Gullar publicou sua primeira coletânea de poemas em 1949. "Dentro da noite veloz" e "Poema sujo", da década de 1970, figuram entre suas obras mais famosas.

O Prêmio Camões, de 100 mil euros, foi criado em 1988 por Portugal e Brasil para homenagear autores lusófonos que tenham contribuído para enriquecer o patrimônio cultural e literário de língua portuguesa.
O prêmio foi outorgado antes aos portugueses Antonio Lobo Antunes (2007) e José Saramago (1995), ao brasileiro Jorge Amado (1994) e ao angolano Pepetela (1997).

Nota do blog: Cascalho! Um dos maiores poetas vivos da língua portuguesa tá mais empoderado do que nunca. Prêmio Camões... 100 mil euros... Duro é se ele der novamente com a língua nos dentes e sair atacando a reforma psiquiátrica brasileira, como ele andou fazendo pela Folha "Ditabranda) de S. Paulo. Tamo pebado! (Essa expressão manauara é aquilo mesmo que você tá pensando). 

Nenhum comentário: