dezembro 24, 2011

Correio da Cidadania: retrospectiva 2011 - movimentos sociais, cenário internacional, meio ambiente, entre outros


RETROSPECTIVA 2011

ESCRITO POR Valéria Nader e Gabriel Brito


2011 encerra-se com muita história pra contar. Um ano que talvez seja tomado, em futuro nem tão distante, como sintético, na medida em que para ele confluiu uma série de acontecimentos marcantes, diversos e simbólicos. E também um ano paradoxal, já que pleno de uma efervescência popular em escala global que ainda não encontrou a sua plena significância.

A primeira mulher presidente do Brasil não contou com a maré mansa na economia mundial que brindou, e blindou, seu antecessor na maior parte de seu mandato. Já em meados de 2011, a crise econômico-financeira mundial saiu do aparente estado de dormência que era insinuado aos olhos do público. Da Primavera Árabe ao Ocupe Wall Street, no seio do Império, a população mundial mostrou a sua cara de intolerância crescente contra regimes ditatoriais de seus países, e, principalmente, contra a ditadura da ortodoxia financeira.

Tomando-se os retrocessos ambientais e sociais como os mais eloqüentes em momentos de recrudescimento no conservadorismo, o Brasil constitui exemplo digno de nota. Em 2011, foram emblemáticos os retrocessos na área ambiental. Nosso escolhido como entrevistado para este abrasador final de ano é, portanto, o geógrafo Ariovaldo Umbelino, reconhecido estudioso dos processos ambientais de nosso país.     Leia entrevista exclusiva!

2011: Vade retro, Satanás é o último editorial do ano.


Waldemar Rossi avalia a atuação dos movimentos sociais e trabalhistas.

Luiz EçaVirgilio ArraesEduardo Gudynas e Alex Alves Tolkmitt comentam o cenário internacional.

Guilherme C. Delgado e Paulo Passarinho fazem uma retomada da nossa economia.

Rodolfo SalmRoberto Malvezzi e Joaquim Francisco de Carvalho escrevem sobre meio ambiente.

Cassiano Terra RodriguesA pessoa humana é um limiar: algo do cinema de Andrei Tarkovsky.

Gabriel Brito faz uma análise do esporte em nosso país no ano que passou.


A todos os nossos leitores, agradecemos pelo acompanhamento de nossa página ao longo de 2010, e desejamos um 2011 com melhores notícias!

Voltamos a enviar nossos boletins a partir de 5 de janeiro.


Acompanhe também o Correio da Cidadania no Twitter  e no Facebook.

Nenhum comentário: